Trovejado na estrada para Damasco: de onde vem esta expressão?

Trovejado na estrada para Damasco: de onde vem esta expressão?

Trovejado na estrada para Damasco, um ditado que esconde uma história de fé e profunda conversão espiritual. O protagonista? Um dos santos mais venerados de todos os tempos

Quando dizemos de alguém que foi trovejado na estrada para Damasco, queremos dizer que uma pessoa foi esmagada por um acontecimento tão importante e devastador que mudou a sua vida de uma forma profunda e significativa. No entanto, talvez nem todos nós saibamos de onde vem este ditado. Bem, a origem desta expressão encontra-se na história de São Paulo Apóstolo, e em particular no momento em que deixou de ser Saulo de Tarso, um fabricantes de cortinas, um judeu helenizado, galardoado com a cidadania romana, e sobretudo um orgulhoso e terrível perseguidor dos cristãos, para se tornar Paulo, o apóstolo dos gentios (os pagãos), o principal missionário do Evangelho de Jesus entre gregos e romanos.

A conversão de São Paulo

O episódio é narrado pelo próprio Paulo em algumas das suas Cartas, e também nos Actos dos Apóstolos. Enquanto perseguia um grupo de cristãos em fuga para Damasco, Paulo foi atingido por uma grande luz deslumbrante que o cegou, e ouviu uma voz estentoriana a perguntar-lhe: “Saulo, Saulo, porque me persegues? E ele respondeu: “Quem és tu, Senhor?”; e a voz: “Eu sou Jesus a quem tu persegues. Agora levanta-te e entra na cidade, e ser-te-á dito o que deves fazer” (Actos 9:3-7). Era talvez 35 d.C. e Paulo estava a caminho de Damasco com uma comissão formal do Sinédrio em Jerusalém, autorizando-o a perseguir os cristãos daquela cidade. Obviamente nada disto aconteceu: depois da sua extraordinária experiência, Saulo converteu-se ao cristianismo e fez da divulgação da Palavra de Cristo a sua única e única missão na vida. Ao ponto de ser recordado como o mais fervoroso dos Apóstolos, e isto apesar de nunca ter conhecido Jesus!

Talvez precisamente devido a este conhecimento indirecto, não considerou necessário nos seus escritos repetir as palavras de Jesus e contar a Sua história, como fez nos Evangelhos, mas foi capaz de se concentrar nos fundamentos doutrinários na base da teologia cristã de todos os tempos, na missão de Cristo, no valor da Sua experiência humana, na Salvação que Ele encarnou. Nas Epístolas de São Paulo há o próprio significado do cristianismo, o que é espantoso quando consideramos que ele as escreveu há dois mil anos! Após a sua conversão, Paulo pregou primeiro aos judeus, depois, com a força da sua educação helenística, aos romanos e gregos, viajando pela Arábia, Acaia e Ásia Menor. Hostilizado pelos mesmos judeus cristãos que em tempos tinha perseguido, arriscou-se a ser linchado e foi preso várias vezes. Ele encontrou o seu destino em Roma durante a perseguição de Nero.

A conversão de São Paulo é celebrada com uma festa a 25 de Janeiro e o episódio tem inspirado inúmeras obras-primas artísticas ao longo dos séculos. Pensamos em particular na Conversão de São Paulo pintada por Caravaggio e conservada na Capela do Cerasi da Basílica de Santa Maria del Popolo, em Roma. No quadro, Saul é retratado no chão, dominado pela luz divina, e um grande cavalo com um casco levantado ocupa uma grande parte do quadro. Falta a figura de Cristo, mas a pintura está rodeada por um realismo dramático sem precedentes, onde a luz, que contrasta com o fundo escuro, também desempenha um papel fundamental.

Há outra versão da conversão de S. Paulo trovão na estrada para Damasco, também pintada por Caravaggio e guardada na Colecção Privada Odescalchi em Roma. Também retrata o momento em que Saulo ficou cego pela luz de Jesus, que está aqui, no entanto, representado no canto direito do quadro. Está inclinado para a figura de Saul, com os braços estendidos como que para o receber, enquanto um anjo o abraça. Também aqui, Saul caiu do seu cavalo e cobre os seus olhos para os proteger da luz, enquanto o soldado ao seu lado parece não ser completamente afectado por ela.