Via Crucis para crianças: contar as 14 estações ao seu

Via Crucis para crianças: contar as 14 estações ao seu

Não é fácil explicar certas coisas a uma criança. Nem mesmo às crianças modernas, acostumadas a assistir a cenas impressionantes na televisão todos os dias, bombardeadas por todos os lados por imagens perturbadoras, sugestões, solicitações de média completamente desrespeitadoras da sua idade, da frágil condição da sua psique ainda tão maleável. De facto, ver e conhecer, ainda que superficialmente, aspetos da vida que eram ocultados aos seus pares há alguns anos, ou pelo menos que chegavam através da mediação da experiência e do filtro de um adulto, torna-as ainda mais expostas ao erro, à confusão, à incerteza existencial que caracteriza o nosso tempo.

Nos filmes, mesmo nos desenhos animados, veem homens atingidos pela violência, mortos por outros homens. Para elas, torna-se normal, e dificilmente podem dar o peso certo, a dimensão certa à morte.

Via Crucis contada como uma história de amor

Mas como explicar a uma criança a história de um homem arrancado da afeição dos seus amigos, da sua mãe, arrastado por uma multidão enfurecida, para ser submetido ao julgamento de outros homens, completamente indignos de julgá-lo, e depois agredido, flagelado, coroado de espinhos e finalmente pregado numa cruz, entre os gritos de júbilo de uma turba enfurecida?

Assim, parece mesmo o enredo de uma história de terror, ou um facto de notícia recentemente acontecida, talvez mesmo no nosso país… Em vez disso, é a história do mais belo Amor que já foi contada, a história de um homem que se sacrificou por todos os outros homens, que não hesitou em se sacrificar para garantir a esperança dos seus próprios executores. É a história de Jesus, naturalmente, e em particular da Via Crucis, o Caminho da Cruz, o seu caminho doloroso ao longo da estrada que o levou ao Monte Gólgota.

A Igreja recorda este caminho devocional desde o século XIII. É provável que a prática tenha nascido no contexto franciscano, mas não há fontes certas. Certamente nasceu da necessidade de os fiéis fazerem uma peregrinação de fé e penitência nos lugares que viram a Paixão de Jesus. Como não era possível a todos irem até lá, alguém pensou em fazer representações dos vários episódios que marcavam o caminho doloroso e fazer deles “estações” ao longo das quais os peregrinos podiam parar e rezar.

Progressivamente, nos conventos e nas igrejas, começaram estes caminhos, consistindo em catorze estações, mais uma décima quinta com a Ressurreição. Aqueles que se dedicavam a esta prática devocional desfrutavam das mesmas indulgências concedidas àqueles que iam à Terra Santa.

As Estações da Via Crucis são as seguintes:história de Jesus para as crianças

  1. Jesus é condenado à morte
  2. Jesus é carregado com a cruz
  3. Jesus cai pela primeira vez
  4. Jesus encontra a sua Mãe
  5. Jesus é ajudado a carregar a cruz por Simão de Cirene
  6. Verónica enxuga o rosto de Jesus
  7. Jesus cai pela segunda vez
  8. Jesus avisa as mulheres de Jerusalém
  9. Jesus cai pela terceira vez
  10. Jesus é despojado das suas vestes
  11. Jesus é pregado na cruz
  12. Jesus morre na cruz
  13. Jesus é deposto da cruz
  14. O corpo de Jesus é colocado no sepulcro
  15. (Jesus ressurge)

Mas vamos voltar ao problema inicial: como explicar a Via Crucis às crianças?

Poderíamos começar explicando-lhes o que é a Quaresma, o período de quarenta dias que precede a Páscoa, e que serve para nos preparar para este evento tão grande e importante para a vida de cada um de nós.

Teremos de lhes explicar que a Páscoa nos lembra que Jesus morreu pela salvação dos homens, mas que depois ressurgiu, como havia prometido, trazendo alegria e esperança para todos e que todos os anos nos lembramos da sua morte e ressurreição e de todo o amor que nos demonstrou.

Em nome desse amor, Ele preferiu deixar ser maltratado por homens como nós, que não entendiam o quão importante e precioso era.

Teremos depois de dizer-lhes que durante todas as sextas-feiras da Quaresma recordamos a dor de Jesus através da Via Crucis, que é o “caminho da cruz”, que relembra o caminho de Jesus pelas ruas de Jerusalém até ao monte Gólgota, onde foi morto.

As 15 Estações da Via Crucis

  1. Jesus é condenado à morte

Os soldados trouxeram Jesus diante de Pôncio Pilatos, que era o governador daquele território. Mas Pilatos não queria julgá-lo, porque lhe parecia que Jesus não fizera nada de errado e, assim, o enviou ao rei Herodes, que odiava Jesus, porque Ele se proclamava Messias e Rei, e Herodes não gostava de outro rei que competisse com ele. Assim, troçou de Jesus, fazendo-o cobrir com um manto de cor púrpura, que era a cor com a qual os soberanos se vestiam, e depois mandou-o de volta a Pilatos. Mas este ainda estava indeciso, e depois perguntou à multidão se preferiam condenar Jesus ou o ladrão Barrabás à morte, e a multidão escolheu salvar Barrabás, mesmo sendo um criminoso.
via crucis explicado para as crianças

  1. Jesus é carregado com a cruz

Jesus foi despido e os soldados romanos colocaram uma pesada cruz de madeira nos seus ombros, forçando-o a carregá-la pela estrada, em direção a uma montanha que se erguia às portas da cidade, o Monte Gólgota. Era assim que os condenados à morte eram punidos.

  1. Jesus cai pela primeira vez

Jesus estava fraco e cansado, e não podia suportar aquela cruz pesada. Além disso, os soldados espancavam-no e estava ferido. A certa altura, caiu sob o peso da cruz, mas imediatamente se levantou, dolorosamente, e retomou o seu caminho.

  1. Jesus encontra a sua mãe

Enquanto Jesus caminhava carregando a Cruz, as duas alas da multidão reuniam-se à sua passagem, insultando-o e provocando-o. A certo ponto, na multidão também apareceu Maria, a mãe de Jesus, que chorava desesperadamente ao ver o que estava a acontecer, quanta dor estava sofrendo o seu filho.

  1. Jesus é ajudado pelo Cireneu

Como a Jesus era cada vez mais difícil carregar a cruz, os soldados obrigaram um homem a ajudá-lo. O seu nome era Simão, o Cireneu, e durante algum tempo ajudou Jesus a carregar a cruz aos ombros, mas depois teve de deixá-lo sozinho novamente.

  1. Verónica enxuga o rosto de Jesus

Uma jovem rapariga gentil, Verónica, viu que Jesus sofria muito, e enquanto os soldados não olhavam, aproximou-se e gentilmente enxugou o Seu rosto com um pano, recolhendo lágrimas e suor. Diz a lenda que o rosto de Jesus permaneceu impresso naquele tecido, como numa fotografia.

  1. Jesus cai pela segunda vez

Jesus caiu pela segunda vez, cada vez mais exausto, cada vez mais doloroso, mas mais uma vez se levantou, para seguir em frente, em direção ao seu destino. E tudo isso só apenas por amor a nós.

  1. Jesus consola as mulheres

Embora estivesse a sofrer muito, embora estivesse ferido e a sangrar e não aguentasse mais, Jesus ainda encontrou forças para consolar as mulheres que, vendo-o tão maltratado, choravam desesperadamente. Embora estivesse muito mal, foi ele quem as fortaleceu, as encorajou, pondo-se a seu lado, mesmo naquele momento terrível. Porque quando se ama alguém, pode-se esquecer a dor para fazer os outros sentirem-se melhor, mesmo nos momentos mais sombrios.

  1. Jesus cai pela terceira vez

Mais uma vez Jesus caiu, entre os risos da multidão, e mais uma vez se levantou, lentamente, com as últimas forças restantes.

  1. Jesus é despojado das suas vestes

Chegados perto do Gólgota, os soldados despojaram completamente Jesus e jogaram aos dados sobre as suas roupas pobres.

  1. Jesus é crucificado

Jesus finalmente chegou ao topo do Monte Gólgota. Os soldados fizeram-no deitar-se na cruz e pregaram as suas mãos e pés à madeira. Jesus, em vez de gritar e reclamar, disse, voltando-se para Deus Pai: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. E era verdade, porque aqueles homens tolos que riam vendo a sua dor não tinham ideia do que estavam a fazer, que estavam a matar o Filho de Deus, que veio à Terra só por nossa causa!

  1. Jesus morre na cruz

Exausto pelo sofrimento, Jesus acabou por morrer na cruz. Pouco antes, porém, voltou-se novamente para Deus Pai, perguntando-lhe: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” Agora estava cansado, desesperado, transtornado por tanta dor, tanta ferocidade daqueles que tinha vindo salvar, e o seu coração, embora grande e forte, vacilou por um momento. Às três da tarde, enquanto Jesus exalava o seu último suspiro, o céu ficou escuro e o toldo do Templo de Jerusalém rasgou-se com um som sinistro. Como se a própria Terra estivesse a chorar por aquela morte terrível.

  1. Jesus é deposto da cruz

Quando a noite caiu e a multidão dispersou, um homem chamado José de Arimateia pediu a Pôncio Pilatos para remover Jesus da Cruz. Pilatos deu-lhe permissão, e assim José pegou em Jesus, enrolou-o carinhosamente num lençol e cuidou do seu corpo dilacerado pelas feridas.

  1. Jesus é colocado no sepulcro

José de Arimateia levou o corpo de Jesus a um sepulcro, colocou-o aí e depois fechou a entrada com uma grande pedra, como era costume.

  1. Jesus ressurge

Três dias depois da morte de Jesus, algumas mulheres foram ao sepulcro para ungir o seu corpo, mas acharam-no aberto, vazio, e um anjo sentado nas proximidades disse-lhes que Jesus ressuscitara e que não o encontrariam mais naquele lugar de morte.

Naturalmente, estas são indicações gerais.

Dicas úteis

A maneira como a Via Sacra poderá ser explicada às crianças também depende muito da sua idade. Existem muitos livros adequados para ajudá-los a entender este ritual delicado e importante, e também para os mais pequenos há livros ilustrados que contam a Via Crucisou vídeos e desenhos animados em que os elementos mais escabrosos e violentos são deixados de lado ou pelo menos suavizados, e mais ênfase é dada à bondade de Jesus, ao sacrifício do amor.

Em todos os casos, é importante aproximar-se o quanto antes as crianças da Via Crucis, bem como do Mistério pascal, certamente o mais precioso e solene para os cristãos.