Como explicar a confissão ao seu filho

Como explicar a confissão ao seu filho

Não é fácil explicar a uma criança o que é a Confissão. Não é fácil porque também não é fácil explicar-lhe o conceito de pecado. No entanto, é fundamental para o seu crescimento como ser humano e como cristão fazê-lo entender o que significa pecar e, mais ainda, o que significa ser capaz de confessar os pecados a Deus, que é infinitamente bom e misericordioso.

De facto, a questão fundamental da Confissão reside nisto: estar ciente de que, embora possamos estar manchados por grandes e pequenas falhas, Deus Pai está pronto para nos perdoar se realmente mostrarmos arrependimento. Não é assim tão trivial. Crianças que cresceram com a ameaça de “Não faças isso porque é pecado”, mas sem que ninguém se tenha dado ao trabalho de explicar o que é realmente pecaminoso e quais as consequências que isso acarreta, podem incorrer numa visão errada de Deus, imaginando-o como uma presença cruel e pronta para arbitrariamente punir quem comete erros. De facto, algumas crianças tendem a exagerar o seu sentimento de culpa, mesmo por falhas mínimas, e a viverem mal a sua idade.

Deus quer-nos bem

Provavelmente, a primeira coisa que se deve fazer uma criança entender é que Deus é bom que criou tudo bonito e perfeito para nós, e que sacrificou o seu filho Jesus apenas por amor a nós. Como poderia um Pai tão bom e generoso condenar-nos sem a possibilidade de apelar?

De facto, Deus está sempre pronto para nos receber de volta no seu abraço, como o pai acolhe o filho mais novo na Parábola do Filho Pródigo, mostrando que nenhuma culpa é verdadeiramente grave perante o Amor.

Deus é amor, portanto, e Deus perdoa. No coração do homem há uma semente do Mal que não pode ser destruída por ninguém, nem mesmo por Deus. No entanto, não desiste desde o início dos tempos. Procurou purificar o mundo dos maus com o Dilúvio, mas vendo que era inútil enviou os seus profetas para pregar o Bom e, por fim, enviou o seu próprio Filho, Jesus, para mostrar aos homens o caminho do amor. Porque a única maneira de ajudar as pessoas a serem melhores é mostrar-lhes o caminho da bondade, e convertê-las a ela. Deus fez e continua a fazer tudo por nós, mesmo que continuemos a ofendê-lo com os nossos maus atos, com os nossos maus pensamentos. Felizmente para nós, a sua Misericórdia é infinita, a sua capacidade de perdoar infindável.

O pecado é o mal do mundo

O Pecado existe e todos nós estamos sujeitos a ele. Adão e Eva cometeram-no em primeiro lugar e transmitiram-no a todos os seus descendentes. Infelizmente, por causa deste primeiro Parábola do Filho Pródigoerro, todos nascemos marcados pelo pecado e o pecado afasta-nos de Deus. É importante aprender a reconhecê-lo, a ter consciência dos seus efeitos no mundo.

Para isso, pode mostrar-se-lhe como tudo que acontece de mau no mundo é fruto do pecado e que essas más ações trazem consequências terríveis, não apenas para a pessoa, mas para todas as pessoas. Um bom sistema poderá ser começar a partir da visão de como o mundo estava antes do pecado, ilustrando à criança a natureza não contaminada, a harmonia e a felicidade que reinavam entre todas as criaturas de Deus, a felicidade e a ausência de dor de Adão e Eva. Mais tarde, pode mostrar-se-lhe como o mundo real está, talvez citando notícias, explicando o que acontece no mundo, o quanto o sofrimento aflige os seres humanos em todos os lugares: guerras, violência, acidentes. Colocando esses dois mundos tão diferentes em comparação, uma questão surgirá espontaneamente: porque permite Deus tudo isso?

A resposta está na Bíblia: o mal no mundo chegou por causa do homem.

O homem que vive em pecado, mostrando que não aprecia os dons de Deus, alegando que quer ser o Deus de si mesmo. Isto foi o que Adão e Eva fizeram. O pecado original não está no roubo da maçã proibida, mas em desafiar abertamente a Deus, no não se limitar a ouvir o seu aviso, mas no pretender decidir por si mesmo, ser como ele. Isso é o que fazemos toda a vez que cometemos um pecado. Acreditamos que somos mais inteligentes que Deus, acreditamos que somos superiores a ele e comportamo-nos mal sabendo que estamos errados. Quando fazemos isso, não somos felizes, não estamos confortáveis ​​connosco mesmos, porque estamos perfeitamente conscientes de que certas coisas estão erradas. É como quando contamos uma mentira e depois temos medo de ser descobertos, ou quando fazemos uma má ação e vivemos na angústia de que a nossa mãe descubra e nos castigue. Deus é muito melhor do que a mãe a entender se fizemos algo de errado, e ainda que nos ame tal como ela e mais do que ela, e esteja disposto a perdoar-nos, primeiro quer que admitamos a nossa culpa e peçamos sinceras desculpas.

Por isso que criou a Confissão.

Para que serve a Confissão?

Depois de a criança ter entendido a existência do pecado e a bondade de Deus, devemos fazê-la entender como merecer perdão. Isso pode ser alcançado ensinando a criança a fazer um exame de consciência. Ou, depois de um dia de estudo, jogos e atividades, quando está sozinha no seu quarto, convidá-la a considerar as suas ações durante o dia que acabou, o que fez, o que não fez, o que deveria ter feito. É um exame que deve ser feito com sinceridade e honestidade, com plena consciência de que Deus, no entanto, sabe muito bem como nos comportamos. Mas isso é algo de que precisamos, para entendermos se e onde estávamos errados, para percebermos o que poderíamos ter feito mais. Neste ponto, pedimos desculpas ao Senhor com uma oração, e no dia seguinte tentamos fazer melhor, e assim por diante, dia após dia.

Este é o primeiro passo para a confissão.

A Confissão é, de facto, uma espécie de exame de consciência, mas feito em voz alta diante de um padre, no final do qual se admitem os erros e se declara que não se quer voltar a fazê-lo. Não basta apenas dizer que sentimos muito: devemos mostrar que temos um coração cheio de arrependimento e vontade de fazer bem, no futuro, e somente assim Deus nos perdoará.

A Confissão é essencial para obter o perdão de Deus, para nos aproximar dele. É um sacrifício, um ato de humildade. Não é fácil admitirmos os nossos erros. Não é fácil reconhecer que se está errado, mesmo quando isso é muito evidente. Os homens são feitos assim, são orgulhosos, teimosos. Mas Deus ama apesar disso, e precisamente porque os conhece bem e sabe como são feitos, aprecia ainda mais quando estão dispostos a ceder, a pedir perdão. Deus não quer punir, não quer condenar: só quer perdoar, para nos salvar. Não para de nos amar, mesmo quando nos comportamos mal; quanto mais quando o reconhecemos e pedimos desculpas! Então ele é o mais orgulhoso e feliz dos Pais! Abraça-nos, conforta-nos e a nossa vida torna-se subitamente ainda mais bela e especial. Como se o vento varresse as nuvens cinzentas do céu e tudo ficasse azul, claro e luminoso. Assim estamos depois da Confissão.