Jesus disse que não há novena melhor do que esta e tem apenas 11 palavras!  

Jesus disse que não há novena melhor do que esta e tem apenas 11 palavras!  

“Por que se confunde com a sua preocupação? Deixe o cuidado dos seus assuntos para mim e tudo ficará em paz. […] Render-se a mim não significa preocupar-se, ficar chateado ou perder a esperança, nem significa oferecer-me uma oração preocupada, pedindo-me para segui-lo e transformar a sua preocupação em oração. Render-se significa fechar placidamente os olhos da alma, afastar-se dos pensamentos de tribulação e colocar-se aos meus cuidados, para que somente eu aja, dizendo: cuide disso.

É assim que segue a “Rendição à vontade de Deus”, do padre Don Dolindo Ruotolo; Don Dolindo foi um frade capuchinho que viveu entre 1882 e 1970. Um convite vindo do próprio Cristo a todos os homens, para que se lembrem do que significa pertencer a Ele, sendo cristãos por causa “de Cristo” com todo coração e alma.

A ideia de uma rendição completa à vontade de Deus pode parecer uma manifestação de fé menos eficaz e profunda em comparação com outras formas de devoção, ir à missa, fazer orações diárias, ir frequentemente rezar o Terço e assim por diante. No entanto, paradoxalmente, é exatamente no momento em que paramos de lutar por algo que somos mais apreciados por Jesus. Não é necessário repetir vezes sem conta quais são as nossas necessidades ou solicitações, nem o que precisamos desesperadamente. Deus já sabe disso muito bem, sem ter que ouvir as nossas orações. E nem é necessário olharmos nos olhos dele, mostrando a nossa fé com atos externos e superficiais, ostentando uma participação constante na missa, uma regularidade exemplar no Terço ou na oração. Já somos bons aos olhos de Deus pelo que sentimos no fundo do coração, pelo que realmente somos e sentimos.

Estaremos sempre a perder alguma coisa. Nunca estaremos totalmente satisfeitos e resolvidos. Vivemos numa situação constante de necessidade, num status de falta do que não podemos ter, porque faz parte da natureza humana. No entanto, não devemos acreditar que a nossa fraqueza, a nossa incompletude, o sentimento de que não somos capazes de prosseguir sozinhos possam parecer negativos aos olhos de Deus ou algo culpável. Pelo contrário! É exatamente essa vulnerabilidade, essa inadequação que nos torna tão queridos para Ele, Pai misericordioso e bom; Ele está sempre pronto para nos mostrar o Seu amor, para nos receber no Seu abraço, para nos confortar e nos fazer sentir em casa.

Portanto, admitir a nossa própria vulnerabilidade é o melhor presente para nosso Senhor. No momento exato em que admitimos que não podemos continuar e precisamos dEle, ou seja, quando abrimos o caminho para o Seu amor, damos-Lhe a possibilidade de vir em nosso socorro e nos amar como só Ele pode fazer.

Digo-lhe em verdade que todo o ato de rendição verdadeira, cega e completa produz o efeito que você deseja e resolve todas as situações difíceis.

O padre Don Olindo entendeu isso. Um homem piedoso, que passou toda a sua existência em oração, dedicando-se a recolher confissões de incontáveis cristãos, atuando como guia espiritual para quem precisa de um; ele entendeu profundamente como as nossas necessidades e a nossa pequenez eram o caminho certo para receber o amor de Deus.

 

Entregando-se aos seus próprios limites, admitindo a sua fraqueza, o homem transforma-se nas mãos de Deus, à mercê da sua benevolência, e isso é bom o suficiente para ver as suas orações concedidas. Segundo o frade, um ato de rendição real e verdadeiro vale mais do que qualquer ansiedade, preocupação ou pedido. Deus está lá para nos ouvir, só precisamos de lhe pedir o que precisamos e dizer: “Cuide disso“.

O padre Don Dolindo também foi o guia espiritual do Padre Pio e ajudou muitas pessoas que se voltaram para ele em busca de ajuda e conforto. Para ajudá-los, ele fez exatamente isso, rendeu-se completamente a Deus, incentivando as pessoas envolvidas a fazer o mesmo. A oração de rendição que ele nos deixou, que pode ser recitada ou lida na íntegra, ou usada como uma novena, um segmento por dia durante nove dias, mesmo dentro do recital do Terço, é uma repetição de um único conceito: “Ó Jesus, eu me abandono ao senhor. Jesus, assuma o controlo!

É uma maneira diferente de transmitir os nossos pedidos a Deus, de lhe mostrar as nossas próprias necessidades, medos e ansiedades. Requer uma confiança infinita, que vem do fundo do nosso coração, como uma criança que se volta para um adulto e assume como certo que receberá ajuda, amor e satisfação de todos os seus desejos. É isso que somos aos olhos de Deus, filhos necessitados de amor e ajuda; somente o nosso orgulho e o nosso ego nos fazem geralmente esquecer isso e nos tornam arrogantes e apenas superficialmente subjugados. Não podemos dar a Deus o benefício da dúvida: ou cremos nele ou não, confiamos na sua vontade e no seu amor, ou é melhor pararmos de perguntar e exigir.

Esta é a mensagem do padre Don Dolindo, um convite para se render completamente e deixar cair todas as reservas, toda a resistência, toda a razão e porquês. Mergulhando no amor de Deus sem barreiras, sem rede de segurança, apenas confiando no Seu abraço, pronto para nos receber.