Nomes masculinos bíblicos: o que são e o seu significado

Nomes masculinos bíblicos: o que são e o seu significado

Os nomes da Bíblia sempre foram uma pista para os pais que têm de escolher o nome a dar ao filho que vai nascer. Eis os nomes bíblicos masculinos mais populares

Dar a uma criança prestes a nascer um nome tirado da Bíblia é uma escolha importante que transcende as modas e os gostos pessoais. A partir de Adão, o nome do primeiro homem, a difusão de nomes tirados de personagens bíblicas, mas também de lugares mencionados na Bíblia, como Nazareno, uma denominação que se refere a Jesus devido ao seu nascimento em Nazaré, tem raízes profundas e antigas. São muitos os nomes bíblicos masculinos e femininos escolhidos pelos futuros pais, alguns apenas pela doçura do som, outros, mais frequentemente, pela admiração pela personagem que leva esse nome, ou pelo seu significado. É precisamente aos nomes bíblicos masculinos e aos seus significados que este artigo é dedicado. Longe de pretender ser exaustivo, pretende apenas dar uma ideia dos nomes masculinos da Bíblia mais populares e escolhidos para os recém-nascidos.

Nomes de profetas bíblicos

Há muitos nomes de profetas na Bíblia que se podem encaixar perfeitamente numa criança que nasce hoje. Os profetas são os homens através dos quais Deus escolheu revelar-se à humanidade. O Antigo Testamento, em particular, pode ser considerado uma narrativa histórica em que os profetas interpretavam os acontecimentos históricos com base na influência divina sobre eles. Tal como o sacerdote actuava como intermediário entre os homens e Deus, também o profeta era uma espécie de mediador entre Deus e os homens.

18 Levantar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá o que eu lhe ordenar. 19 Se alguém não escutar as palavras que ele falar em meu nome, eu o chamarei para prestar contas. 20 Mas o profeta que tiver a presunção de dizer em meu nome alguma coisa que eu não lhe tenha mandado dizer, ou que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.  (Deuteronómio 18:15-20)

Os principais nomes dos profetas bíblicos incluem Abraão, Aarão (irmão de Moisés) e o próprio Moisés, que foi o porta-voz da Lei de Deus para o povo eleito. Outro profeta com um nome interessante foi Josué, que sucedeu a Moisés como líder dos israelitas, e Samuel, cujo nome significa “o seu nome é Deus”, ou “o nome de Deus”, ou “o Senhor ouviu”.

Depois há os nomes dos profetas maiores, autores dos livros mais longos do Antigo Testamento: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; e os dos profetas menores: Oséias, Amós, Joel, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Significado do nome Joel

Em particular, o nome do profeta menor Joel, autor do livro com o mesmo nome, combina o nome de Deus, Yah[weh], com a palavra El (divindade), o que significa: “Yah[weh] é Deus”, ou “aquele para quem YHWH é Deus”, ou “Deus é Deus”. De acordo com outras fontes, o nome Joel pode significar “juramento”, “juramento”, “vontade”.

Nomes de evangelistas

Entre os nomes religiosos, os dos evangelistas são também muito comuns, não só no nosso país, mas também no resto do mundo, onde apresentam inúmeras variações. Os nomes dos quatro homens que escreveram os Evangelhos são: Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada um deles é recordado com características diferentes e representado na iconografia com símbolos precisos.

Mateus, cujo nome significa “Dádiva de Deus”, é representado como um homem alado. O seu nome deriva do hebraico “Mattityahu”, em que “mattath” significa dom, e “Yah” é uma abreviatura de YHWH.
Marcos, representado como um leão alado, tem um nome de origem latina associado ao deus Marte e derivado do substantivo “mas, maris”, macho, viril.
Lucas é representado por um boi alado e o seu nome deriva do grego “Lykanòs”, “originário da Lucânia” ou Lyke, “nascido ao nascer da manhã”.
João, “o teólogo” por excelência, é representado como uma águia, e o seu nome deriva do hebraico “Yehohanàn”, literalmente “YH fez a graça”, que em grego se torna Ιωάννης e em latim Ioànnes.

Mateus/Matteo, um nome que significa uma dádiva de Deus

Mencionámos os nomes dos evangelistas Mateus, cujo nome significa “Dom de Deus”. O mesmo se aplica à variante Matias, outro dos nomes cristãos mais populares. Matias e Mateus derivam de um único nome greco-hebraico, mais tarde latinizado em duas formas diferentes: Matthias e Mattheus. No Novo Testamento, Matias é o apóstolo que substituiu Judas Iscariotes, enquanto Mateus, como vimos, foi um dos evangelistas. Mateus é um dos nomes cristãos masculinos mais comuns.

São Matias

Leia também:

São Matias: o apóstolo que tomou o lugar de Judas Iscariotes
São Matias, o apóstolo, protetor dos engenheiros e dos açougueiros, foi o único apóstolo não escolhido por Jesus, mas pelos apóstolos.