São Matias: o apóstolo que tomou o lugar de Judas Iscariotes

São Matias: o apóstolo que tomou o lugar de Judas Iscariotes

São Matias, o apóstolo, protetor dos engenheiros e dos açougueiros, foi o único apóstolo não escolhido por Jesus, mas pelos apóstolos. Deixe-nos conhecê-lo melhor.

No dia 14 de Maio celebramos São Matias, o décimo segundo apóstolo. Um apóstolo atípico, porque ele foi o único não escolhido por Jesus, mas pelos outros apóstolos após a morte deste último. Na verdade, a traição e o trágico suicídio de Judas Iscariotes havia deixado uma vaga entre os apóstolos, que tinham de ser doze, para simbolizar as doze tribos de Israel.

Assim, nos dias que se seguiram à Ascensão, os apóstolos e discípulos de Jesus reuniram-se para eleger um novo apóstolo. São Matias foi escolhido entre cento e vinte dos fiéis de Jesus, juntamente com outro homem, José, chamado Barsabás, e depois desenhado como o novo apóstolo. Sua história é contada no livro dos Atos dos Apóstolos 1.21-22.
Antes disso ele era um discípulo, um daqueles que seguiam Jesus em todos os lugares. No caso de Matias, ele já estava ao lado de Jesus quando foi batizado por João Batista e nunca o deixou.

Afinal, Matias parecia destinado a estar ao lado do Filho de Deus o tempo todo. Na verdade, seu próprio nome deriva de Mattathias, que significa “Dom de Deus”.

A história de São Matias

Paradoxalmente, quase nada se sabe sobre o Apóstolo Matias após a sua nomeação. Pouco depois de ser escolhido, ele teria partido, como os outros apóstolos não mais bem-vindos em Jerusalém, para ir pregar a Palavra de Jesus. Fontes vagas e contraditórias descrevem-no a viajar para as terras da Etiópia, até aos territórios povoados por canibais.

Sua morte ocorreu em Sebastopol, onde foi sepultado perto do Templo do Sol, ou de acordo com outros relatos ele sofreu martírio em Jerusalém, onde foi apedrejado e depois decapitado com uma alabarda. Este detalhe justificaria porque é que o santo é muitas vezes retratado com esta arma na mão. Mas não há nenhuma informação certa.

O certo, porém, é que São Matias estava presente no Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos. Este é um dos momentos mais altos da história da Igreja, de facto, em alguns aspectos é considerado o seu próprio começo. Na verdade, foi graças à efusão do Espírito Santo, enviado por Jesus aos seus discípulos em forma de línguas de fogo, que eles começaram a sair e a pregar o Evangelho.

O Pentecostes judaico caiu no quinquagésimo dia após o sábado de Páscoa. Era
uma festa sagrada, mas também uma festa agrícola, conhecida como a festa da colheita e das primeiras frutas. Envolveu uma peregrinação a Jerusalém e a oferta sacrificial de pães fermentados para os sacerdotes do Templo.

Nos Atos dos Apóstolos (At 2,1-11) lemos que no dia da festa de Pentecostes todos os discípulos de Jesus estavam reunidos em Jerusalém. Quando o dia de Pentecostes estava chegando ao fim, eles estavam todos juntos em um só lugar. De repente veio um rugido do céu, como de um vento rajada, e encheu toda a casa onde eles estavam. E apareceram-lhes línguas como línguas de fogo, e todos eles foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em línguas quando o Espírito lhes deu poder para falar. (Atos 2:1-4)

Uma grande multidão foi atraída por aquele barulho e afluiu ao local onde os discípulos estavam reunidos. Ao ouvi-los falar em tantas línguas diferentes, eles ficaram muito admirados. São Pedro e os Apóstolos se apresentaram, lembrando a todos as antigas profecias, e disseram que este milagre foi obra de Jesus, “Senhor e Messias” enviado por Deus e ressuscitado dentre os mortos. Muitas pessoas se converteram instantaneamente e pediram para serem batizadas, como Pedro as exortou a fazer: “Arrependei-vos e sede batizados, cada um de vós, em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos vossos pecados; depois recebereis o dom do Espírito Santo”. Porque para vós é a promessa, e para os vossos filhos e para todos os que estão longe, tantos quantos o Senhor nosso Deus chamar”. (Atos 2:38-39)

Então os apóstolos, e São Matias entre eles, começaram a pregar o Evangelho. Muitas pessoas começaram a se reunir para ouvi-los e aprender com eles como se voltar para Deus, e o milagre de compartilhar o pão e a oração. Assim nasceu a primeira semente da igreja cristã.

Como acontece com muitos santos, suas relíquias são guardadas em várias igrejas e cidades. Alguns estão em Trier, a cidade alemã da qual ele é padroeiro, e onde há uma basílica dedicada ao seu culto. Também na basílica de Santa Justina em Pádua estão algumas relíquias de São Matias, contidas em uma arca de mármore no transepto. A mesma basílica contém também as relíquias de São Lucas, o Evangelista. Dizem que outras relíquias da Santa são guardadas em Roma, na Basílica de Santa Maria Maggiore, trazidas aqui por Santa Helena, mãe do imperador Constantino, mas há uma suspeita de que sejam realmente as de São Mateus, bispo de Jerusalém.

Um evangelho apócrifo também tem sido atribuído a São Matias.

Sao Mateus

Leia também:

São Mateus, Apóstolo, Evangelista e Mártir
No dia 21 de Setembro celebramos São Mateus, evangelista, apóstolo e mártir…

Matias, apóstolo após a traição de Judas

Portanto, mesmo que tenha sido ordenado após a morte de Jesus, certamente não podemos considerar São Matias um apóstolo menos importante do que todos os outros. A sua participação na vida do Senhor, a sua presença constante ao seu lado, fazem da sua “promoção” à categoria de Apóstolo apenas a confirmação de uma vida dedicada à fé. Além disso, ele foi pessoalmente investido pelo fogo do Espírito Santo na festa de Pentecostes. Também é provável que ele fosse um dos setenta e dois discípulos enviados por Jesus “como ovelhas no meio de lobos” (Mateus 10:16), para se preparar para a sua chegada às aldeias e terras para onde ele se dirigia.

Mas como é que a figura dele se compara a Judas Iscariotes?
Judas não gozou de grande popularidade mesmo antes de trair Jesus. Na verdade, lendo os Evangelhos encontramos muitas vezes julgamentos muito negativos sobre ele, até acusações de ser ganancioso, não muito honesto no seu papel de ecónomo dos apóstolos, e até mesmo um ladrão. É difícil entender o quanto essa visão negativa de Judas Iscariotes tem a ver com o que ele fez, seu papel na prisão, Paixão e morte de Jesus. Se ele realmente era tão antipático e sem graça, por que o Salvador o quereria a seu lado? Talvez Jesus, em sua infinita sabedoria, soubesse que era preciso um homem como Judas para que tudo fosse realizado.
O facto é que Judas não viveu mais que o seu Mestre. Depois de tê-lo prendido, ele se arrependeu imediatamente e, envolto em culpa, enforcou-se.
O facto de São Matias ter tomado o seu lugar curou de certa forma uma ferida aberta, devolvendo a integridade ao Colégio dos Apóstolos e preparando o terreno para o destino que os esperava.