Como é realizado um funeral católico

Como é realizado um funeral católico

Para um católico, a morte representa um encontro com Jesus na vida eterna. Eis como se efectua um funeral católico

Embora a morte continue a ser um acontecimento dramático para todos, não há dúvida de que, na religião cristã, ela é também concebida como um momento de ligação profunda e solene com a dimensão espiritual de cada um. De facto, na morte, o cristão desliga-se da vida terrena para se dirigir à vida eterna, no Céu, com Jesus, a Virgem Maria e todos os santos. Esta viagem começa com o ritual das exéquias católicas, com as palavras do sacerdote encomendando a alma do defunto a Deus, e mesmo antes, com a absolvição de todos os pecados e a Extrema Unção.  Também o viático, a última eucaristia, é uma espécie de alimento espiritual que prepara o cristão para enfrentar o trânsito para a outra vida, um alimento para o caminho que é já uma promessa de vida eterna.

extrema uncao

Leia também:

Unção dos Doentes: o que é e como se realiza
A unção dos doentes é uma prática derivada do próprio Jesus. Eis como tem evoluído ao longo do tempo

Por conseguinte, para os cristãos, a morte é apenas uma passagem, uma fase temporária, muitas vezes acompanhada de doença, de decadência, de sofrimento, mas que está destinada a terminar para dar lugar a uma condição de alegria e de bem-aventurança no outro mundo.

Cada funeral católico, cada missa fúnebre, renova o mistério pascal de Cristo, a sua vitória sobre o pecado e a morte. A liturgia cristã das exéquias é uma forma de acompanhar o defunto na sua última viagem, ajudando-o através de orações que purificam a sua alma para que possa ser recebido no céu. A oração pelos defuntos é um pedido sincero de graça aos familiares e amigos, para ajudar o defunto a obter o perdão e a absolvição, eventualmente para abreviar a duração da expiação da alma no purgatório, enquanto o corpo aguarda a segunda vinda de Jesus e a ressurreição da carne.

O funeral católico é geralmente precedido de um velório, durante o qual os familiares e amigos do defunto se reúnem para lhe prestarem a última homenagem antes de ser sepultado. O corpo é exposto na câmara funerária, que pode ser o quarto onde o defunto morreu ou uma sala designada no cemitério ou no hospital.

A recitação do Rosário à tarde ou à noite após a morte é também uma tradição fúnebre muito difundida em Itália. As pessoas reúnem-se na igreja e rezam em conjunto, orientadas por um sacerdote, mas também por um leigo. O Rosário em sufrágio de uma pessoa falecida inclui a recitação dos mistérios gloriosos relacionados com a ressurreição de Jesus, a sua ascensão ao Céu, a assunção da Virgem Maria ao Céu, etc.

Após o terço e o velório, tem lugar a cerimónia fúnebre propriamente dita, presidida por um sacerdote. O caixão é conduzido à igreja, aspergido com água benta e incenso. Na maior parte dos casos, no nosso país, há uma outra etapa que encerra o funeral católico. Trata-se da cerimónia fúnebre piedosa, que tem lugar antes da inumação ou cremação no cemitério ou crematório, onde os participantes no ritual se deslocaram da igreja a pé ou de carro, consoante a distância, seguindo o carro funerário.

Leituras fúnebres

Durante um funeral católico, para além das leituras feitas pelo sacerdote, é comum os familiares e amigos recordarem o falecido com lembranças e leituras. Normalmente, se não se quiser ler algo escrito pelo próprio, escolhem-se passagens das Sagradas Escrituras, sobretudo do Antigo Testamento. Um dos textos mais frequentemente escolhidos é o Livro de Jó: “…Depois de arrancada esta minha pele, sem a minha carne, verei Deus. Eu mesmo o verei, os meus olhos o contemplarão, e não outro” (Jó 19,26). Uma alternativa é o Evangelho segundo João: “…disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (Jo 11,25). Ou o Salmo 22:

O Senhor é o meu pastor:
Nada me faltará.
Em pastos verdejantes me faz repousar,
a águas tranquilas me conduz.

Refresca a minha alma,
guia-me no caminho certo
por causa do seu nome.

Mesmo que eu passe por um vale escuro
não temo o mal, porque tu estás comigo.
A tua vara e o teu cajado
dão-me segurança.

Diante de mim preparais uma mesa
diante dos olhos dos meus inimigos.
Unges a minha cabeça com óleo;
o meu cálice transborda.

Sim, a bondade e a fidelidade serão as minhas companheiras
todos os dias da minha vida,
Ainda habitarei na casa do Senhor
por longos dias. (Salmo 22:1-6)