Santíssima Trindade: significado e representação iconográfica

Santíssima Trindade: significado e representação iconográfica

O conceito da Trindade resume a doutrina fundamental da Igreja Católica: Deus é Um e Único e, no entanto, nele coexistem três Pessoas iguais e distintas. Vamos entender juntos como.

Devido à sua importância básica no ato de crer de todo cristão, o dogma da Santíssima Trindade mereceria um estudo teológico muito longo e articulado. Gostaríamos de o explicar de forma simples e compreensível, através das palavras de uma oração que todos conhecemos e aprendemos desde a infância: o Credo.

A Santíssima Trindade no Credo

Este mistério central da fé e da vida cristã foi afirmado já no primeiro Concílio de Nicéia em 325 D.C. e incluído no Credo Niceno-Constantinopolitano, elaborado depois do Concílio. Neste documento-oração, que visava resolver as muitas disputas que dividiam a igreja da época, a unicidade de Deus é afirmada como o primeiro artigo da profissão de fé:

Eu acredito em um só Deus,
Pai Todo-Poderoso,
criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis.

e, num segundo artigo, a divindade de Jesus Cristo, Filho de Deus, é reconhecida e declarada:

Eu acredito em um só Senhor, Jesus Cristo,
o único Filho de Deus gerado,
nascido do Pai antes de todas as idades.

E abaixo:

Deus de Deus,
Luz de Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
gerado, não criado,
da mesma substância que o Pai;
através dele todas as coisas foram criadas.

É precisamente nesta oração que aprendemos desde a infância que se resume o mistério da Santíssima Trindade: Deus é um, a sua substância divina é uma, e no entanto nesta única substância coexistem três “pessoas” distintas. Para definir estas três pessoas, foi usado o termo grego “hipóstase”, com o significado teológico de pessoa, acompanhando-o com o conceito de “ousia”, substância, para definir que na Trindade coexistem uma ousia e três hipóstase, uma substância e três pessoas.

Quais são as três Pessoas que compõem a Santíssima Trindade?

Dois já foram mencionados no Credo: Deus Pai, criador do céu e da terra, e Jesus Cristo, seu Filho, Salvador do mundo.

A terceira Pessoa da Santíssima Trindade é o Espírito Santo, enviado por Deus Pai em nome de Cristo. Citando novamente o Credo

Eu creio no Espírito Santo
que é Senhor e doador da vida,
e provém do Pai e do Filho.
Com o Pai e o Filho, ele é adorado e glorificado,
e tem falado através dos profetas.

onde o verbo para proceder é usado no sentido de derivar. Assim, o Espírito Santo deriva do Pai e do Filho, ele é feito da mesma substância que eles. A última definição “e do Filho”, dada pela expressão latina filioque, foi acrescentada no próprio momento da escrita do Credo Niceno-Constantinopolitano, e foi uma das principais causas do Grande Sisma Oriental de 1054, porque o Patriarca de Constantinopla na época a considerava uma heresia.

A Santíssima Trindade nas Sagradas Escrituras

No Antigo Testamento não há nenhuma menção à Trindade. Deus é um e único, e da vitalidade e plenitude do seu Espírito deriva a espiritualidade dos homens. Naturalmente, há pistas que preparam a vinda do Messias, ou do Espírito Santo, ou passagens que diferenciam de alguma forma as manifestações de Deus, falando por exemplo de “um reflexo da luz eterna, um espelho imaculado da atividade de Deus e uma imagem de sua bondade” (Sb 7,26). Mas, em geral, os livros do Antigo Testamento preservam a singularidade da Pessoa e da Substância de Deus, sobretudo para evitar cair no risco do politeísmo.

É no Novo Testamento que a Trindade encontra sua revelação, quando o Verbo se faz carne em Jesus (Jo 1,14) e, depois de sua morte e ressurreição, com a descida do Espírito Santo.

Nos Evangelhos, Jesus e Deus Pai são referidos como um só:

“Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30)

“Jesus respondeu-lhe: ‘Estou há tanto tempo contigo e tu não me conheces, Filipe? Aquele que me viu, viu o Pai. Como podes dizer, ‘Mostra-nos o Pai?'” (Jo 14:9)

e, no entanto, distintos:

“Tudo me foi dado por meu Pai; ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho deseja revelá-lo”. (Mt 11,27)

Jesus dirige-se a Deus Pai como algo diferente de si mesmo em muitas passagens, mas ao mesmo tempo toda a sua experiência, a sua própria substância, aponta para Deus.

O Batismo de Jesus mostra uma passagem importante, porque a voz de Deus desce do céu para reconhecer nele o Filho amado:

“E, saindo da água, viu os céus abertos e o Espírito descendo sobre ele como uma pomba”.  E ouviu-se uma voz do céu: ‘Tu és o meu Filho amado; em ti estou bem contente'”. (Mc 1:10-11)

Há também indícios da vinda do Espírito Santo, como um dom de Deus, uma emanação do Seu Amor que se manifestará através do Seu Filho, no momento da Sua glorificação:

“No último dia, no grande dia da festa, Jesus levantou-se e gritou com grande voz: “Quem tiver sede, venha a mim e beba, quem crer em mim; como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu peito. Isto ele disse, referindo-se ao Espírito que os que crêem nele receberão; pois ainda não havia Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado”. (Jo 7:37-39)

Algumas passagens do Novo Testamento mencionam explicitamente as três pessoas da Santíssima Trindade:

  • quando Jesus ordena que todas as nações sejam batizadas “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19);
  • na referência de São Paulo às três pessoas como base da diversidade dos ministérios na Igreja, mesmo na unidade de Deus: “Há diversidade de carismas, mas um é o Espírito; há diversidade de ministérios, mas um é o Senhor; há diversidade de operações, mas um é Deus, que tudo opera em todos” (1 Cor 12, 4-6). (1 Cor 12:4-6);
  • na fórmula de saudação no final da segunda carta aos Coríntios: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós”. (2 Cor 13:13)

E aqui, como dissemos, paramos, conscientes de que não podemos esgotar um tema tão variado e profundo em um único artigo. Recordamos que a Igreja Católica celebra a Santíssima Trindade no domingo depois do Pentecostes, na celebração conhecida como Solenidade da Santíssima Trindade.

A Trindade de Rublev: história e significado do ícone

O dogma da Santíssima Trindade repete-se frequentemente na história da arte, como é inevitável dada a sua importância, embora não tenha sido fácil para os grandes artistas do passado traduzir o seu profundo mistério.

Em um artigo anterior dedicado aos ícones russos mais famosos, falamos de um ícone feito por volta de 1422 e agora mantido na Galeria Estadual Tretyakov em Moscou: “A Trindade”, de Andrei Rublev.

Famosos icones russos

Leia também:

Famosos ícones russos: os 5 ícones mais importantes
Famosos ícones russos são exemplos deslumbrantes de uma arte antiga, uma tradição milenar que tem a sua origem no esplendor bizantino

Neste ícone, um dos mais belos já pintados na Rússia, o grande pintor russo Andrei Rublev escolheu retratar a Santíssima Trindade de uma maneira diferente do habitual, pintando três anjos representando o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Os três anjos, provavelmente arcanjos, cingidos com halos e com asas douradas, estão sentados à volta de uma mesa, na qual se coloca um cálice, simbolizando o sacrifício de Cristo. A mesa é a de Abraão, que foi visitado por três caminhantes (Gênesis 18) que anunciaram a ele e à sua esposa Sara o nascimento de seu filho Isaac. É por isso que o ícone também é conhecido como Abraham’s Hospitality. O comissário, o chefe espiritual do Mosteiro da Trindade de S. Sérgio, tinha pedido ao pintor uma representação da Trindade que expressasse o profundo sentido de unidade simbolizado por este dogma dentro da Igreja. Os três anjos têm rostos praticamente idênticos, demonstrando que são um só, sem ordem, sem hierarquia. As cores recorrentes, que são de grande importância simbólica na iconografia russa, são:

  • ouro: símbolo da realeza, cobre o anjo da esquerda, que representaria Deus;
  • vermelho: símbolo de sacrifício, cobre o anjo central (Jesus);
  • verde: símbolo de vida, cobre o anjo do lado direito (o Espírito Santo).

Além disso, todas as figuras usam detalhes azuis, uma cor que simboliza a vida eterna. Em 1551, no Conselho dos Cem Capítulos, este trabalho foi chamado o ícone dos ícones, e até hoje continua a ser um dos mais altos exemplos da arte dos ícones sagrados por causa da espiritualidade e harmonia do outro mundo que ela comunica.