Sagrado Coração de Jesus

Sagrado Coração de Jesus

A festa associada ao Sagrado Coração de Jesus é uma das chamadas Festas móveis, isto é, ocorre numa data diferente em anos diferentes. A festa mais evidente que muda é a Páscoa, cuja data muda a cada ano. Na verdade, a maioria das Festividades que mudam são marcadas pela data do Domingo de Páscoa, portanto, não têm data fixa para a celebração. As Festas móveis católicas também podem ser estabelecidas pela Epifania, ou podem ser conectadas a dias específicos da semana em épocas definidas do ano.

Por exemplo, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é sempre na sexta-feira seguinte ao Domingo de Corpus Domini, isto é, sessenta e oito dias depois da Páscoa. A Festa do Imaculado Coração de Maria, por outro lado, ocorre no sábado, depois do Sagrado Coração de Jesus e depende disso também. A solenidade do Sagrado Coração de Jesus pode ser entre 29 de maio e 2 de julho. Este ano, por exemplo, foi no dia 8 de junho e todo o mês é consagrado a esta celebração.

Outras festas móveis são o batismo do Senhor, celebrado no primeiro domingo após a Epifania e todos os domingos do Advento.

Todas as festividades ligadas à Páscoa são, consequentemente, Festas móveis: Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado Santo e Segunda-Feira de Páscoa mudam sempre de data de acordo com a data em que a Páscoa ocorre.

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus celebra o coração físico de Jesus como homem, além de um Deus verdadeiro, por um lado. Por outro lado, o coração significava bondade, misericórdia e amor do Salvador por todos nós.

Como um órgão que simboliza a humanidade de Cristo, esse coração em particular tem o direito de ser adorado.

Iconografia do Sagrado Coração de Jesus

A iconografia tradicional mostra o Sagrado Coração no meio do peito de Jesus, com uma cruz e coroa de espinhos. Do lado do Coração, há uma ferida que relembra aquela que Jesus sofreu na cruz e simboliza as feridas que os pecados dos homens lhe infligem todos os dias. O Sagrado Coração está rodeado de chamas, símbolo de uma ardente misericórdia, de um ardente amor do Salvador para com todos os homens.

O culto do Sagrado Coração remonta à era medieval e originou-se na esfera dos grandes místicos alemães, mas tornou-se mais popular apenas no século XVII graças a S. João Eudes (1601-1680), piedoso francês, pregador e estudioso, que espalhou a devoção aos Sagrados Corações de Jesus e Maria por toda a França e, especialmente, graças a Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690). Tratava-se de uma freira francesa, com grandes poderes místicos, que teve quatro revelações desde 1673 até ao dia da sua morte prematura; ela também teve várias visões menores de Jesus. Nessas ocasiões, o próprio Jesus falava com ela e, em todas elas, o Seu Sagrado Coração desempenhava um papel fundamental. Na primeira das suas visões, por exemplo, Jesus disse-lhe: “O Meu Coração Divino está tão inflamado de amor pelos homens que, não podendo mais conter dentro de Si as chamas de Sua Caridade ardente, é necessário espalhá-las. Eu escolhi-te para realizar um projeto tão grande, para que tudo seja feito a partir de Mim.

Nas seguintes visões, a Santa viu o Sagrado Coração explodir em chamas, numa coroa de espinhos, brilhando, independentemente das feridas, no peito do Salvador. Nós devemos-lhe a ela a iconografia tradicional que conhecemos hoje em dia.

Durante a sua quarta visão, Jesus disse a Santa Margarida que estava a sofrer com a arrogância e a falta de humildade dos cristãos e, ainda mais, com os sacrilégios blasfemos. Ele mostrou-lhe a Sua vontade: a sexta-feira depois do segundo domingo após o Pentecostes, que é o oitavo dia depois de Corpus Domini, deveria ser dedicada a celebrar o Seu Coração.

Independentemente dos obstáculos levantados por outras religiões, que alegavam ser idolatria, o culto do Sagrado Coração foi muito popular desde o início e espalhou-se muito rapidamente. Em 1672, a solenidade do Sagrado Coração foi oficialmente celebrada pela primeira vez. Em 1856, o Papa Pio IX estabeleceu a Festividade como obrigatória para toda a Igreja Católica e muitas congregações de homens e mulheres nasceram em torno da mesma desde então.

Litanias do Sagrado Coração

A solenidade do Sagrado Coração de Jesus é celebrada através da adoração eucarística em todas as primeiras sextas-feiras do mês e através da recitação das Litanias do Sagrado Coração.

Existem várias, aqui estão alguns exemplos:

Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós!

Doce Coração do meu Jesus, fazei-me amar-Vos mais e mais!

Ó Jesus queimando de amor, espero nunca vos ter ofendido!

Ou:

Amor do Coração de Jesus, inflama o meu coração.

Caridade do Coração de Jesus, espalha-te dentro do meu coração.

Força do Coração de Jesus, sustenta o meu coração.

Misericórdia do Coração de Jesus, adoça o meu coração.

Paciência do Coração de Jesus, não te canses do meu coração.

Reino do Coração de Jesus, fica no meu coração.

Sabedoria do Coração de Jesus, acalma o meu coração.

Ou ainda:

Ó Coração de Jesus

Em que eu confio

nesta noite

minha alma e corpo,

de modo que gentilmente

em vós eles possam descansar.

E como durante

o meu sono eu não vou poder

louvar o meu Deus

por favor fazei isso por mim,

para que

tantas as vezes que

o meu coração bater

nesta noite,

sejam tantos os louvores

que dará

para a Santíssima Trindade.

Amen.

Terços especiais e coroas devocionais

Para o acompanhar nas suas orações e litanias, foram feitos diversos terços especiais e coroas devocionais, ou mesmo medalhas de todas as formas e materiais.

Muitas estátuas foram feitas seguindo a iconografia do Sagrado Coração, representando o Salvador no seu acto característico de apontar para seu peito aberto com a mão, onde o Seu coração bate, ferido mas ainda cheio de amor por todos os Seus filhos.

Um facto curioso. Os Anjos desempenham um papel especial no culto e devoção do Sagrado Coração de Jesus. De facto, o coração de Cristo é identificado como a fonte do amor que envolve todos os homens, mas também santos e anjos. João Paulo II afirmou que o Sagrado Coração é uma espécie de lugar místico feito de Amor e aqueles que podem entrar podem extrair dele alegria infinita e eterna.

Os anjos, em particular, podem contemplar o amor misericordioso de Jesus em toda a sua grandeza e perfeição em todos os momentos, mas eles também agem como mensageiros entre Deus e os homens, como a tradição diz, e também entre o Amor de Deus e todos nós. Eles formam uma espécie de corrente espiritual, que nos aproxima do Amor de Deus, nos faz participar na sua imensidão e nos faz entender o seu calor e perfeição. E, até certo ponto, esse amor infecta-nos, aproximando-nos mais de Jesus, tornando-nos mais semelhantes a ele no facto de ser capaz de amar de forma pura e humilde, com a Sua brandura e espírito de sacrifício. Com toda a força do seu Sagrado Coração.