O verdadeiro significado da Ave Maria

O verdadeiro significado da Ave Maria

Há palavras que são passadas ao longo do tempo, de boca em boca, durante anos, séculos, proferidas por milhões de vozes diferentes, em várias línguas diferentes. As palavras das orações, por exemplo, escritas por homens e mulheres inspiradas por Deus há muito tempo e ditas desde então, sussurradas, gritadas por inúmeros devotos que procuravam conforto durante tempos difíceis, ou que apenas queriam expressar a sua fé erguendo-as com a sua própria voz.

Às vezes, essas palavras são repetidas com tanta frequência que perdem parte do seu significado original. Nós acostumamo-nos a dizer essas palavras, ou a ouvir alguém dizê-las, de tal forma que o som dessas próprias palavras se torna ainda mais importante do que o que elas querem transmitir. O significante torna-se mais importante do que o significado, ou, de certa forma, o último é um pouco mal interpretado, assumido como certo. Isso não é bom, especialmente se as palavras que estamos a proferir são as de uma oração.

O Papa Francisco vem em nosso socorro. Especificamente, com o seu livro “Maria. Mãe de todos” (editora San Paolo), recentemente divulgado, o Santo Padre deixa-nos contemplar as suas orações e pensamentos dirigidos a Maria por um lado, enquanto nos ajuda a entender melhor, ou apenas a lembrar o verdadeiro significado das palavras da mais famosa e antiga oração dedicada à mãe de Jesus: a Ave Maria.

A imagem de Maria sempre foi profundamente amada e invocada pelos cristãos. Ela não é apenas um símbolo da vontade de Deus de ter paz com os homens, depois da humanidade perder a sua graça e ser expulsa do Éden por causa de uma mulher, Eva. Maria é a nova Eva, a segunda chance concedida aos homens para mostrar que merecem o amor e a confiança de Deus; ela nasceu sem pecado e escolheu conceber o Filho de Deus sem conhecer a contaminação da carne. Uma empregada modesta, uma rapariga comum, chamada para cumprir um grande e terrível dever e que aceitou esse dever com humildade e submissão, consciente da dor que isso lhe causaria. Nessa livre escolha de se entregar inteiramente a Deus, para se tornar um instrumento submisso de Seu misterioso e grande plano, Maria assume o papel de modelo e exemplo para todos nós.

Mas há mais. Só por causa da sua corajosa escolha, que é tornar-se a mãe do Salvador, Maria também assumiu o papel de mediadora entre homens e Deus. Ser ela mãe, não só para Jesus, mas para todos os homens, torna-a mais adequada do que nunca para transmitir as nossas ansiedades e dores à atenção de Deus, para que Ele possa decidir vir em nosso auxílio com a Sua infinita bondade e misericórdia.

Ave Maria se tornou uma das orações mais famosas

É por isso que a Ave Maria se tornou uma das orações mais populares e famosas, o coração da prática do Terço, dedicada inteiramente a Maria e muitas outras práticas devocionais.

Vamos pensar, por exemplo, na devoção das três Ave Marias. Esta oração Mariana muito popular foi criada por Santa Matilde de Hackeborn, uma irmã beneditina que viveu entre 1240 e 1298. Santa Matilde já havia recebido visitas de Maria noutras ocasiões e, encorajada por esse favor da mãe de Jesus, ela pediu-lhe para consolá-la durante os seus momentos finais.

Maria aceitou, mas como sinal de devoção e compromisso por parte dela, pediu-lhe que dissesse uma Ave Maria especial três vezes ao dia, que tinha como objetivo louvar a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo e agradecer por todos os maravilhosos presentes que adornavam Maria.

A primeira Ave Maria seria dirigida a Deus Pai: na Sua omnipotência e omnisciência, ele levou a mais humilde das meninas e deu-lhe um poder que era quase o mesmo que o Seu, tornando-a omnipotente no céu e na terra.

A segunda Ave Maria honraria Jesus, o Filho de Deus: ele instilou a consciência e a sabedoria em Maria, que eram inconcebíveis para qualquer outro ser humano, permitindo-lhe desfrutar da visão da Santíssima Trindade e partilhar a sua luz.

A terceira Ave Maria seria dirigida ao Espírito Santo que fez Maria tão cheia de amor como É, fazendo-a ser boa, doce e gentil, acima de todas as outras mulheres e homens de todos os tempos. Em troca desse ato devocional, Maria concederia a Santa Matilde a sua presença, a sua luz e todo o seu amor divino no momento da sua morte.

Cada uma das três orações é dirigida a uma das características dadas a Maria pela Santíssima Trindade:

O poder dado por Deus Pai.

A sabedoria e conhecimento dado pelo Filho.

O amor e a misericórdia do Espírito Santo.

Com essa prática devocional, Maria é reconhecida por uma excelência sem igual em termos de poder, sabedoria e misericórdia. Maria é nomeada pela Igreja como Virgem Poderosa, Mãe da Misericórdia e Sede da Sabedoria.

A prática devocional de dizer a Ave Maria três vezes é comum ainda hoje. Com isso, queremos honrar a Santa Mãe e, possivelmente, pedir a sua mediação para obter uma graça ou um favor especial de Deus. De facto, assim como Maria prometeu a sua ajuda a Santa Matilde no momento da sua morte, da mesma forma ela renova a sua promessa de vida ou morte para aqueles que dizem as três Ave Marias todos os dias.

Devoção das três Ave Marias

É assim que a devoção das três Ave Marias é composta:

Maria, minha mãe, livra-me de cair em pecado mortal.

  1. Pelo poder concedido pelo Pai Eterno,

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amen

  1. Pela sabedoria concedida pelo Filho

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amen

  1. Pelo amor concedido pelo Espírito Santo

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amen

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora, e sempre. Amen.

Mas vamos voltar para a Ave Maria.

A oração como a conhecemos e dizemos hoje em dia apareceu pela primeira vez em Brescia em 1498, na coleção Triumphi, sonetti, canzon e laude de la Gloriosa Madre de Dio Vergine Maria, uma obra dedicada a Maria por Gasparino Borro, um padre da ordem dos Servos de Maria. Em 1568, o Papa Pio V, na Liturgia das Horas, forçou todos os sacerdotes a dizerem o Pai-Nosso, seguido de uma Ave Maria no início de cada hora do Ofício Divino.

A Ave Maria é hoje uma das mais famosas e populares, juntamente com o Pai Nosso, a que mais vezes é esculpida em anéis de oração e pulseiras. O Terço ainda é uma prática devocional popular em todo o mundo e a cadeia do Terço muitas vezes vai além da prática da oração, tornando-se um amuleto da sorte, uma proteção contra o mal, uma maneira de sentir Maria sempre ao nosso lado.

É assim que o Papa Francisco nos guia através da redescoberta desta maravilhosa oração:

O Arcanjo Gabriel fala com Maria e chama-a de “cheia de graça” (Lc 1,28). Da mesma maneira que nos dirigimos a Maria quando oramos a ela: Ave Maria, cheia de graça.

O Papa Francisco explica o significado desta abertura: em Maria “não há lugar para o pecado, porque Deus escolheu-a desde o início dos tempos como mãe de Jesus e preservou-a do pecado original”.

Falando a Maria novamente, Gabriel acrescenta: “O Senhor é convosco

O Papa Francisco explica que, tal como o Senhor estava com Maria, também pode estar da mesma forma com todos nós, se estivermos dispostos a acolher a Sua palavra e seguir os Seus preceitos.

Como Deus se fez homem em nós, Ele vem habitar em nós, porque vive naqueles que o amam e seguem a sua Palavra. Não é fácil de entender, mas sim, é muito fácil sentir no coração […]Achamos que a encarnação de Jesus é um facto que só pertence ao passado, que não nos envolve pessoalmente? Acreditar em Jesus significa oferecer-lhe a nossa carne, com a humildade e coragem de Maria.”

O anjo continua e diz-lhe: “Bendita sois vós entre as mulheres

Sabemos como Maria era uma rapariga humilde e modesta, provavelmente incapaz de compreender plenamente o plano de Deus, o destino que Ele tinha em mente para ela. E, no entanto, ela não hesitou em aceitá-lo. O que a torna tão especial, tão abençoada entre as mulheres? Exatamente a sua simplicidade.

À pergunta sobre como Maria escolheu seguir a sua fé, o Papa Francisco responde: “Ela viveu na simplicidade das milhares de coisas cotidianas para fazer e nas preocupações de todas as mães, como fornecer comida, roupas, cuidar da casa… Esta existência normal de Maria foi precisamente o terreno onde teve lugar uma relação especial e um diálogo profundo entre ela e Deus e também entre ela e seu Filho.

A oração continua: “E bendito é o fruto do teu ventre, Jesus

Maria não apenas concordou que o Filho de Deus se tornasse carne e sangue no seu ventre. “Ela concebeu a fé primeiro, depois o Senhor”, acrescenta o Papa Francisco. A sua escolha não foi passiva, ela aceitou o Espírito Santo no seu coração primeiro, depois no seu ventre. “Assim como ela recebe o poder do Espírito Santo e dá então carne e sangue para o Filho de Deus que cresce dentro dela a um nível físico, a um nível espiritual ela recebe a graça e devolve-a com fé.”

A segunda parte da oração Ave Maria abre com uma nova invocação a Maria, chamada agora: “Santa Maria, Mãe de Deus”

Como mencionamos antes, ser ela a Mãe de Jesus faz dela uma mediadora única entre nós homens e Deus. O Papa Francisco diz: “Ela precede-nos e confirma-nos sempre na fé, na vocação e na missão. Com o seu exemplo de humildade e disponibilidade à vontade de Deus, ela ajuda-nos a traduzir a nossa fé num anúncio evangélico, alegre e sem fronteiras. “

Mesmo o pedido “Rogai por nós, pecadores“, ela trabalha como mediadora entre nós e Deus, como mãe de todos os homens, infinitamente boa e misericordiosa, cuidadosa com as nossas necessidades, sempre pronta para nos guiar. O Papa Francisco diz: “Este é o dom do conselho. Aquelas mães que têm este dom, pedem para os seus filhos. O dom de dar conselhos às crianças é um dom de Deus”.

O Papa encerra sua explicação sobre a Ave Maria no último verso: “Agora e na hora da nossa morte

O Papa diz que temos de nos confiar a ela “para que Ela, sendo mãe de nosso irmão primogénito Jesus, nos possa ensinar como ter o mesmo espírito materno para com os nossos irmãos, com a capacidade sincera de receber, perdoar, dar força e incutir confiança e esperança. É isso que uma mãe faz. “

Seguindo o exemplo de Maria, isto é, aceitando o fardo que Deus escolheu para nós, já estamos a percorrer um caminho difícil, mas que nos concederá a salvação; em todos os momentos, agora e na hora da nossa morte, a nossa Mãe Celestial estará ao nosso lado.

Este conceito de Maria como mãe de todos foi reforçado pelo Papa Francisco ao longo de todo o seu pontificado. Em particular, em 2013, no final da Santa Missa celebrada no dia 13 de outubro em São Pedro para o dia mariano, ele consagrou o mundo inteiro à Nossa Senhora de Fátima. Esta consagração é relatada no livro do Papa dedicado a Maria “Maria. Mãe de todos”.

 Ato de Consagração a Nossa Senhora de Fátima

 Bem-Aventurada Virgem de Fátima,

com renovada gratidão pela tua presença materna

unimos a nossa voz à de todas as gerações

que te dizem bem-aventurada.

Celebramos em ti as grandes obras de Deus,

que nunca se cansa de se inclinar com misericórdia sobre a humanidade,

atormentada pelo mal e ferida pelo pecado,

para a guiar e salvar.

Acolhe com benevolência de Mãe

o acto de entrega que hoje fazemos com confiança,

diante desta tua imagem a nós tão querida.

Temos a certeza que cada um de nós é precioso aos teus olhos

e que nada te é desconhecido de tudo o que habita os nossos corações. 

e recebemos a carícia confortadora do teu sorriso.

Guarda a nossa vida entre os teus braços:

abençoe e fortalece qualquer desejo de bem;

reacende e alimenta a fé;

ampara e ilumina a esperança;

suscita e anima a caridade;

guia todos nós no caminho da santidade.

Ensina-nos o teu mesmo amor de predilecção

pelos pequeninos e pelos pobres,

pelos excluídos e sofredores,

pelos pecadores e os desorientados;

reúne todos sob a tua protecção

e recomenda todos ao teu dilecto Filho, nosso Senhor Jesus.

Amém.