O significado da Árvore da Vida

O significado da Árvore da Vida

Todas as religiões, desde as origens da humanidade, estão de alguma forma ligadas às árvores.

Nós já exploramos este assunto num artigo anterior, abordando algumas das mais de 100 árvores e plantas citadas nas Sagradas Escrituras e, além disso, a forma como as plantas foram associadas a um profundo significado religioso ao longo dos tempos.

Vamos somente pensar sobre a semente de trigo, associada à palavra de Cristo e ao seu próprio sacrifício, Ele, que morreu na terra para nascer de novo e dar frutos, como uma semente.

Ou a azeitona, outro símbolo de Jesus e da renovada aliança com homens queridos por Deus, sancionados pela Sua morte na cruz.

Podemos pensar no pinheiro claro, que decoramos todos os anos no Natal e em todos as árvores perenes, símbolo da ressurreição e renascimento de Cristo, mas isso já estava presente em civilizações anteriores, como nos celtas e nos gregos, e associados ao conceito de esperança, nova vida e fertilidade.

O significado da Árvore da Vida

A árvore da vida merece uma menção especial. Ela aparece nas Sagradas Escrituras, da Génesis ao Apocalipse, e estava também presente na cultura hebraica primeiro e na cultura cristã depois, adquirindo significados mais profundos e mais espirituais ao longo do caminho.

Foi uma árvore que Deus plantou no Jardim do Éden, ao lado da árvore do conhecimento do bem e do mal. Enquanto Adão e Eva se pudessem alimentar dos frutos dados pela Árvore da Vida, ambos eram imortais, intocados pelo decorrer do tempo, velhice e doenças.

A Árvore da vida e referências bíblicas

Os textos sagrados ensinam-nos que, ao cometer pecados de orgulho e arrogância, os dois comeram os frutos fornecidos pela outra árvore, a árvore do conhecimento do bem e do mal, mesmo tendo Deus ordenado que não o fizessem. Com esta infeliz e rebelde ação, eles condenaram todos os homens e mulheres a vaguear pelo mundo e a viver com pecado e dor.

“O homem tornou-se agora como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ele não deve ter permissão para estender a mão e tirar também da árvore da vida e comer e viver para sempre.”(Génesis, 3:22)

Consequentemente, os homens foram banidos do Jardim do Éden e dos presentes inestimáveis ​​dados pela Árvore da Vida. O conhecimento, a percepção de si mesmo, dos nossos próprios desejos e dos desejos dos outros, marcaram o começo do fim. Apenas permanecendo puro e inocente se pode beneficiar dos frutos da imortalidade. Vergonha, inveja, extorsão e guerra são todas geradas por esse conhecimento roubado, que os homens claramente não podem suportar e que rapidamente causará a ira de Deus, tão fortemente que Ele provocará o grande Dilúvio.

No entanto, apesar do pecado do homem e a sua consequente interdição, a Árvore da Vida não desaparece dos textos sagrados. Deus, na sua infinita bondade e previsão, deixa um vislumbre de luz para os Seus filhos rebeldes. Chegará um dia em que homens dignos, aqueles que terão podido ouvir a Palavra de Deus e viver de acordo com os Seus preceitos, poderão desfrutar novamente dos frutos dados pela Árvore da Vida, juntamente com todas as outras alegrias do Céu: “Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Àquele que for vitorioso darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.” (Apocalipse 2:7)

De facto, na Nova Jerusalém, a cidade dos eleitos que será despertada por Cristo para viver uma nova era de paz e glória na Terra, encontraremos a Árvore da vida novamente: “De cada lado do rio estava a árvore da vida, com doze colheitas de frutos, produzindo os seus frutos todos os meses. E as folhas da árvore são para a cura das nações. ” (Apocalipse 22: 2)

Mas a promessa oculta pelo símbolo da Árvore da vida vai mais além.

Porque o rio que atravessa o novo Céu é a Palavra de Deus, como podemos ler em muitas citações dos textos sagrados, e nele podemos viver todos os dias da nossa vida a partir de agora, desfrutando do Seu alimento, da Sua água benta, como se nós próprios fossemos árvores: “Abençoado aquele que não anda ao lado dos iníquos ou se coloca no caminho que os pecadores tomam ou se sentam na companhia dos escarnecedores, mas cujo prazer está na lei do Senhor, e que medita na sua lei dia e noite. Essa pessoa é como uma árvore plantada por riachos de água, que produz os seus frutos na estação e cujas folhas não murcham – o que quer que façam prospera”. (Salmos, 1: 1-3)

Essa comparação entre aqueles que acreditam e vivem seguindo a vontade de nosso Senhor e as árvores cheias de frutos que crescem ao longo de um rio vivo e fresco, também aparecem noutras passagens dos textos sagrados, nas palavras de profetas e sábios.

A Árvore da Vida associada à Cruz

Portanto, podemos nós próprios ser árvores da vida, ricos em frutos todos os dias, a cada estação, se apenas deixarmos a água viva do Espírito Santo continuar a correr dentro de nós, saciar a nossa sede e nos alimentar.

Outro significado atribuído à Árvore da Vida dentro da esfera cristã é a cruz de Cristo. É realmente graças à cruz que Jesus estabeleceu a nossa salvação, optando deliberadamente por oferecer-se para trazer vida onde só havia morte.

Nesta visão, citada em muitas passagens dos textos sagrados, a cruz é comparada a uma árvore. Por exemplo, na Liturgia da Exaltação da Cruz, podemos ler:

Na madeira da cruz estabeleceste a salvação da humanidade, para que donde viera a morte daí ressurgisse a vida e aquele que vencera na árvore do paraíso fosse vencido na árvore da cruz, por Cristo Nosso Senhor”. (Prefácio).

Os homens perderam a sua graça indo contra Deus, desafiando-o, adquirindo o conhecimento do bem e do mal e, com ele, originando o pecado em todas as suas formas. Adão tentou tornar-se como Deus, sem ter as habilidades, nem o direito. Um filho que desafia o seu pai, com a arrogância e imprudência típica de quem, jovem e imaturo demais, não compreende a extensão das suas próprias ações.

E aqui está um novo Filho, pronto para defender a humanidade, um Filho que reconhece a superioridade e vontade do Pai tanto que está disposto a ser pregado na cruz para cumprir o Seu plano. Jesus aceitou o seu destino com humildade e obediência e, pelo seu ato de submissão, a cruz na qual ele morre tornou-se a nova Árvore da Vida. As falhas da humanidade foram lavadas do sangue e da água que se derramaram das feridas de Jesus e o pecado original foi questionado. A cruz é a nova Árvore da vida e deu-nos a esperança de sermos salvos, para podermos um dia entrar no novo Céu, se seguirmos os conselhos de Jesus e soubermos: “como reconhecer a grandeza de Deus e aceitar a nossa pequenez, a nossa condição de criaturas, deixando o Senhor preenchê-la com o seu amor “(Papa Bento XVI, Audiência Geral de 6 de fevereiro de 2013)

A Árvore da Vida em diferentes culturas

Hoje, a Árvore da Vida tornou-se um símbolo que vai além dos valores cristãos, tirando muito do paganismo e das filosofias orientais. Mas a verdade é que, tal como acontece para qualquer outro símbolo, o importante é o que vemos nesse símbolo.

Em todas as culturas e religiões, a Árvore da Vida é, de qualquer forma, um símbolo vital, que regenera e dá esperança e força. As suas raízes simbolizam as nossas origens e a nossa força interna, que deve ser sólida e resistente; o tronco é a própria vida, que se estende entre o passado e um futuro rico em folhas e frutos luxuriantes.

Quando oferecer a Árvore da vida

Oferecer a alguém um colar com um pingente da Árvore da Vida será sempre uma boa maneira de lhe desejar boa sorte num novo começo, seja um novo emprego, uma nova vida, uma mudança para uma nova casa ou um casamento. É uma forma de lembrar que nunca seríamos o que somos agora, se não tivéssemos sido algo diferente antes; apenas uma minúscula semente que se enraizou profundamente no solo, gerando uma árvore com raízes sólidas e ramos em direção ao céu. Se pudéssemos escolher sabiamente o nosso alimento, a nossa Árvore da vida tornar-se-ia cada vez mais luxuriante e rica de frutos preciosos.

Cruz Árvore da Vida Ambiente Design madeira Val Gardena encerada fio ouro
Cruz Árvore da Vida Ambiente Design madeira Val Gardena encerada fio ouro.
Compra em Holyart
Dezena terço com contas em madeira e árvore da vida
Dezena terço com contas em madeira e árvore da vida.
Compra em Holyart
icone impresso 14x10 cm arvore da vida
Ícone impresso 14x10 cm Árvore da Vida.
Compra em Holyart
Colar Amen Árvore da Vida prata 925 longa
Colar Amen Árvore da Vida prata 925 longa.
Compra em Holyart
Lembrancinha Árvore da vida Comunhão 10 cm
Lembrancinha Árvore da vida Comunhão 10 cm.
Compra em Holyart
Brincos em prata 925 AMEN anjo e árvore da vida
Brincos em prata 925 AMEN anjo e árvore da vida.
Compra em Holyart