A História do Menino Jesus de Praga

A História do Menino Jesus de Praga

A estátua do Menino Jesus de Praga sempre foi um objecto de grande devoção popular e tem inspirado o fervor espiritual de muitos fiéis em todo o mundo ao longo dos séculos

O Kostel Panny Marie Vítězné, ‘Igreja da Virgem Maria da Vitória’ está localizado num dos bairros mais antigos e pitorescos de Praga, o bairro Malá Strana. Construída no início do século XVII para os luteranos alemães, é famosa porque alberga o Menino Jesus de Praga, uma estatueta de madeira coberta de cera que sempre foi um objecto de grande devoção e é agora um destino de peregrinação para milhões de crentes.

O Menino dos Milagres, ou Pequeno Rei, como a estátua é carinhosamente conhecida, tem apenas 45 cm de altura, e foi feito em Espanha por um escultor desconhecido, possivelmente a pedido de um religioso que foi visitado pelo Menino Jesus numa visão. Mais tarde, Maria Manrique de Lara, uma duquesa espanhola que tinha casado com um nobre boémio, trouxe a estátua para Praga e fez dela um presente de casamento para a sua filha Polyxena von Lobkowicz. Foi ela, agora viúva, que doou a estátua aos Carmelitas Descalços que viviam na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa.

O culto ao Menino Jesus, e em particular ao Menino Jesus vestido de príncipe, foi generalizado na era barroca. Em particular, Santa Teresa de Ávila, freira e mística espanhola que propôs um modelo de fé baseado na amizade entre o homem e Deus e numa dimensão profundamente humana de Jesus Cristo, amava contemplar Jesus, objecto do seu amor incondicional e devoção absoluta, em cada momento da sua vida humana, incluindo a infância, e muitas vezes levava consigo uma estatueta que retratava o Menino Jesus, tal como a que estava guardada em Praga. Santa Teresa de Jesus, também conhecida como Santa Teresa do Menino Jesus, a teóloga do “caminhozinho”, também amava a dimensão infantil de Jesus, ela própria promovendo uma atitude de abandono absoluto e confiança nos braços de Deus Pai.

Santa Teresa de Lisieux e o milagre das rosas

Leia também:

Santa Teresa de Lisieux e o milagre das rosas
Santa Teresa de Lisieux, que morreu com apenas vinte e cinco anos, depois de ter passado boa parte da sua vida em reclusão…

Um grande apóstolo da devoção ao Menino Jesus de Praga foi o Venerável Padre Cirilo da Mãe de Deus, a quem, segundo a lenda, Nossa Senhora lhe apareceu para lhe mostrar onde a estátua do Menino Jesus deveria ser colocada na igreja carmelita de Santa Maria da Vitória, que já estava ligada ao Milagre da Montanha Branca que se tinha realizado alguns anos antes. O próprio Menino Jesus apareceu-lhe então e deu-lhe a mensagem: ‘Quanto mais me honrares, mais te favorecerei’.  Esta frase pode ser encontrada escrita ao pé de todas as reproduções da estátua.

Um detalhe curioso: a estátua do Menino Jesus de Praga tem um conjunto inteiro de vestidos, tal como uma boneca! Ao longo de um ano, pode usar até sessenta diferentes, e seguem as cores da época litúrgica actual. Assim, na Páscoa a Criança usará um manto branco, no Domingo de Páscoa um vestido vermelho, um manto voador para o Advento. Muitas destas vestes têm sido doadas por devotos mais ou menos famosos ao longo dos séculos, e vêm de todo o mundo. Alguns são decorados com pérolas e pedras preciosas, ouro e diamantes, bordados à mão por artesãos ao serviço de reis e imperadores, e constituem um pequeno tesouro. Até o Papa Bento XVI, por ocasião da sua visita apostólica à República Checa em 2009, apresentou ao Infante de Praga uma das coroas douradas que rodeiam a sua cabeça.

Bento xvi

Leia também:

Papa Bento XVI: a história do Papa Emérito
Papa Bento XVI, o Papa teólogo, primeiro pontífice da era digital e o Papa Emérito por sua própria escolha

O Santuário de Arenzano

O Santuário de Arenzano, perto de Génova, é um dos maiores centros de devoção ao Menino Jesus de Praga. O culto dedicado à pequena estátua chegou aqui em 1900, quando os Carmelitas que viviam na aldeia colocaram um quadro do Menino Jesus na sua igreja. Imediatamente, um grande afluxo de devotos reuniu-se no santuário, acompanhado de graças e acontecimentos milagrosos. O quadro foi substituído por uma estátua semelhante à de Praga, e foi necessário erigir um santuário dedicado ao Menino Jesus de Praga para acomodar o número sempre crescente de peregrinos. Centros religiosos e actividades surgiram em torno do Santuário, que continuam até hoje, assim como peregrinações de toda a Itália e do estrangeiro.

Oração ao Menino Jesus de Praga

Ao Padre Cirilo da Mãe de Deus, a Virgem também revelou uma oração a ser dirigida ao Menino Jesus de Praga. Mas muitos outros foram compostos ao longo dos séculos, e uma Novena especial é também dirigida à estátua da Criança. Aqui está apenas uma das muitas orações dedicadas a Ele:

Ó Santo Menino Jesus
que espalhem as vossas graças sobre aqueles que vos invocam,
vira os olhos para nós,
prostrar-se perante a sua imagem sagrada
e ouvir a nossa oração.
Recomendamos-lhe tantos pobres carenciados
que confiam no vosso divino Coração.
Esticai sobre eles a Vossa mão todo-poderosa
e satisfazer as suas necessidades.

Espalhe-a sobre as crianças, para as proteger;
sobre as famílias, para preservar a sua unidade e amor;
Sobre os doentes, para os curar e santificar o seu sofrimento;
Sobre os aflitos, para os consolar;
sobre os pecadores, para os atrair para a luz da vossa graça;
sobre todos aqueles que, esmagados pela dor e pela miséria
invocai com confiança a vossa amorosa ajuda.
Espalhe-o ainda sobre nós, para nos abençoar.

Subvenção, ó pequeno rei
os tesouros da vossa misericórdia e paz
para o mundo inteiro,
e preservar-nos agora e sempre
na graça do vosso amor. Ámen.