O Batismo: significado, símbolos e como organizá-lo

O Batismo: significado, símbolos e como organizá-lo

O Batismo é o primeiro dos Sacramentos, aquele que consagra o verdadeiro nascimento de um cristão. É através do Batismo que somos purificados do Pecado original e nos tornamos parte da Igreja e do corpo de Cristo.

Graças ao Batismo, temos acesso aos outros sacramentos e começamos a seguir o caminho do Espírito. Purificados pelo perdão incondicional de Deus, tornamo-nos, com efeito, seus filhos.

A palavra Batismo deriva do grego βάπτισμα, báptisma, “imersão”. É precisamente disso que se trata, de uma imersão na purificação da água. O simbolismo da água como instrumento de purificação ocorre em muitas religiões da antiguidade. Em particular, no judaísmo era necessário praticar abluções purificadoras antes de poder aceder ao culto. A água limpava o corpo e com ele o espírito de todas as impurezas, lavando o pecado. Com o passar do tempo, essas práticas que contemplavam a água como instrumento de purificação espalharam-se cada vez mais, assumindo diferentes formas entre as diversas comunidades.

As abluções rituais e os banhos purificadores são, de certa forma, o prelúdio do Batismo como o conhecemos, mas já no Antigo Testamento os homens reconheciam o poder salvífico da água, sendo um instrumento da vontade de Deus para salvar os justos. Pensemos no Dilúvio universal, ou na travessia do Mar Vermelho por Moisés e pelo povo eleito em fuga do Egito.

Temos de esperar pelo Batismo de João Batista para encontrar algo que esteja mais próximo da nossa ideia de batismo. Na verdade, além de usar a função purificadora da água, este tornava os que o recebiam parte integrante dos descendentes de Abraão, do povo que esperava com fé e esperança o advento do Messias. Para aceder ao Batismo de João, era necessário arrepender-se dos próprios pecados e pedir perdão. Aquele que o solicitava tinha de estar consciente do alcance dessa escolha na sua vida e empenhar-se em levá-la até ao fim. O próprio João declara que seu Batismo é apenas provisório, que é o prelúdio do Batismo que o Messias trará: um Batismo feito com água esperando por aquele feito com fogo.

Quando Jesus se apresenta a João para receber o Batismo, aceita plenamente o seu próprio destino. Saindo da água Jesus vê o céu abrir-se e o Espírito Santo aparecer na forma de uma pomba, enquanto do céu se ouve uma voz: “Tu és o Meu Filho muito amado.” O Espírito Santo desceu sobre Ele, investindo-o do seu papel, transformando-o no Cordeiro de Deus. É o começo de uma nova vida e a premonição da morte, que levará à Ressurreição. O destino de um homem e de toda a humanidade realiza-se nas margens do rio Jordão, num gesto único de submissão e humildade destinado a mudar todas as coisas.

O significado do Batismo cristão

O Batismo cristão nasce com o Pentecostes, isto é, com a descida do Espírito Santo aos Apóstolos, cinquenta dias depois da Ressurreição de Jesus.

Vela rito do Batismo
Vela rito do Batismo

Como o Batismo de Jesus nas águas do Jordão representou o início do seu ministério entre os homens, o Pentecostes, o Batismo do fogo do Espírito Santo, representa o início da missão dos Apóstolos e, para todos os efeitos, o início da Igreja cristã. Conforme ordenado por Jesus, a partir desse momento, Pedro e os outros discípulos começam a pregar a necessidade de se arrepender dos pecados e receber o Batismo para se obter o perdão e o dom do Espírito Santo.

O Batismo cristão envolve a imersão em água ou, alternativamente, a aspersão de água na cabeça. A imersão na água simboliza a morte de Jesus, enquanto emergir dela representa a Ressurreição. O pecado morre na água, como morre simbolicamente o corpo por ele contaminado.

Este gesto simbólico, seguido pela imposição das mãos do celebrante, marca a libertação de todo o pecado e o recebimento do Espírito Santo.

A partir deste momento o fiel estará unido a Cristo, na sua morte, ressurreição e glorificação. O homem velho já não existe, agora há um novo homem, um cristão libertado do mal e um membro efetivo da Igreja. Torna-se em todos os aspetos um Filho de Deus, renascido através da água e do Espírito, regenerado pelo Espírito Santo, iluminado pela luz de Cristo e salvo das trevas do pecado, participante do novo povo de Deus.

Os símbolos do Batismo

O Batismo, como todos os Sacramentos, envolve a utilização de elementos materiais, de palavras e cânticos, gestos simbólicos e sinais não-verbais que, todos juntos, dão vida a esta celebração preciosa e essencial na vida de um cristão.

Em particular, vale a pena examinar alguns elementos simbólicos:

  • A água da imersão
  • O crisma
  • O óleo dos catecúmenos
  • A luz da vela
  • A veste branca

A água, como já mencionado, tem a função de purificar o batizando, de lavar do corpo e da alma todo o sinal de pecado. A água é universalmente reconhecida como o símbolo da vida por excelência. É o elemento que alimenta e nutre a terra, para permitir que dê os seus frutos. Torna tudo limpo e, da mesma maneira, limpa a nossa alma de todas as manchas.

O crisma é usado para consagrar e sancionar a entrada do batizando na grande família da Igreja. É um óleo perfumado e consagrado. Usado não só para o Batismo, mas também no Crisma (Confirmação) e na ordenação sacerdotal. No Batismo é usado para ungir a cabeça do batizando, dando-lhe uma espécie de selo que o consagra o seu novo papel. No Crisma, o sacerdote traça uma cruz na testa do crismando como um símbolo do Espírito Santo que desce sobre ele para lhe dar a força para ser um “soldado” de Cristo. Na Ordenação é usado para ungir as palmas das mãos dos presbíteros e as testas dos bispos.

Lembrancinha batizado Cruz vidro Murano cor-de-rosa h 10,5 cmJuntamente com o óleo dos doentes e o óleo dos catecúmenos, é abençoado uma vez por ano pelo bispo durante a Missa Crismal da Quinta-feira Santa e depois distribuído a cada paróquia.

Também o óleo dos catecúmenos é de grande importância simbólica. Na verdade, decreta a investidura do batizando no papel de combatente da fé, de defensor da cristandade. Não por acaso, nos tempos antigos o óleo era usado pelos atletas para ungirem os seus membros antes dos treinos e pelos lutadores para fugirem ao domínio dos oponentes. Com o óleo dos catecúmenos, o sacerdote traça uma cruz no peito e outra entre as omoplatas do batizando. Simboliza a força na luta contra as tentações, uma espécie de escudo contra o pecado.

A vela que é entregue aos pais ou ao Padrinho do batizando simboliza Cristo, a luz do mundo, na esperança de que Ele ilumine a criança e permita àqueles que a amam e a apoiam acompanhá-la na fé. Simboliza a ajuda que a Igreja deve fornecer ao seu novo membro para encontrar a sua própria luz no mundo. A luz foi o primeiro dom de Deus, a sua primeira criação. No Antigo Testamento era um símbolo da Fé, e com o advento de Jesus este simbolismo foi enriquecido com novos significados fundamentais na vida de um crente. “Eu sou a verdadeira luz”, disse Jesus aos discípulos: “Vós sois a luz do mundo… a a vossa luz deve resplandecer diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem o Pai que está nos céus.” (Mt 5:16)

A vela ou círio batismal representa o compromisso do cristão em encontrar a luz da sua própria vida de fé, para ser, por sua vez, a luz do mundo através das suas obras e das suas ações.

O vestido branco é usado durante o Batismo como símbolo da nova vida, da nova dignidade de que a pessoa batizada se reveste. Nos tempos antigos, os que eram batizados deviam usar uma roupa nova e branca antes de se unirem aos outros fiéis na Igreja. A veste branca exprime a pureza da alma tornada sem imaculada após o Batismo, a mudança profunda e a renovação interior que o sacramento trouxe àquele que o recebeu.

O Batismo do Código de Direito Canónico

O Código do Direito Canónico prevê o uso de água benta para o Batismo e a fórmula aprovada.

O Batismo para adultos ou para crianças com mais de sete anos requer período de catecumenato, que os prepara para o passo que estão prestes a dar. Além disso, para receber o Batismo, um adulto deve ter expressado o desejo de recebê-lo; ter sido ensinado na fé e nos seus deveres como cristão; ter dado prova de vida cristã durante o catecumenato; ter-se arrependido dos seus pecados.

Para o Batismo de crianças, é necessário que os pais deem consentimento e se comprometam a dar-lhe uma educação cristã católica. O Código também estabelece que, em caso de perigo de morte, uma criança pode ser batizada mesmo contra os desejos dos seus pais. O Batismo deve ser comunicado pelo Ministro ordinário da paróquia de pertença, mas este último pode conceder permissão a qualquer pessoa em caso de necessidade.

Como organizar o Batismo

O Batismo, especialmente o de uma criança, é uma ocasião importante, a primeira grande festa para receber um novo cristão na sua Família. É preciso celebrá-lo da melhor maneira.

Antes de tudo, é necessário entrar em contacto com o seu pároco e identificar uma data livre para organizar a cerimónia. Depois é preciso escolher o Padrinho e a Madrinha, que acompanharão a criança neste dia especial, mas também em todos os dias da sua vida como cristã, ensinando-lhe os valores da Igreja.

À cerimónia deverá seguir-se um refresco, um almoço, uma festa, talvez um piquenique ou um lanche ao ar livre, se o tempo o permitir, para o que serão convidados amigos e parentes. Terá de ser uma festa alegre, como alegre é a ocasião que é celebrada. O ideal será que a festa reflita o pequeno festejado, ou os seus pais, o seu modo de ver a vida e as suas esperanças para o futuro da criança.

O que dar no Batismo

O dia do Batismo é um dia importante. Para o batizando, porque começa a sua nova vida no seio da Igreja. Para a sua família, que ao fazê-lo batizar declara a sua intenção de o educar seguindo certos valores, um caminho de vida espiritual bem preciso.

Os presentes para o Batismo devem levar em conta a importância deste dia e essas intenções. Devem ter um valor material, mas acima de tudo um valor simbólico e acompanhar a criança na sua vida que acaba de começar.

Ficam certamente bem os presentes úteis para a criança e para os pais, desde os carrinhos de bebé até conjuntos para a comida ou para o banho. Também os presentes religiosos podem ser adequados, porque simbolizam o início de um percurso religioso e espiritual: medalhinhas sagradas, pequenos ícones religiosos, a efígie do Anjo da Guarda. Presentes preciosos, joias religiosas em ouro e prata podem ser objetos importantes, a serem preservados, mas igualmente bem-vindos serão presentes mais simples e originais, talvez feitos por aqueles que conhecem bem os pais e sabem que poderiam apreciar um presente extravagante, mas adequado, à sua criança.

A escolha da bolsinha para o Batismo

A bolsinha para o Batismo destina-se a lembrar aqueles que participarão na alegria deste dia especial. Existem para todos os gostos e em todos os materiais, de tecido a papel, decorados com cristais Swarovski, acompanhados por pequenas esculturas representando pequenos anjos, ou pequenos animais. Também neste, como noutros aspetos da organização do Batismo, é correto fazer o coração falar e escolher algo significativo, que fale sobre a criança e a sua família. Bonitas são também as bombeiras faça-você-mesmo, para mães que tenham tempo e boa destreza: saquinhos bordados à mão, pequenos objetos em massa de pão ou doces. Serão lembranças bonitas e pessoais.