Santos Mártires: sacrificando suas vidas em nome de Deus

Santos Mártires: sacrificando suas vidas em nome de Deus

São Mártires são homens e mulheres, muitas vezes muito jovens, que sacrificaram suas vidas pelo amor de Deus, e por isso mereceram a beatificação. Deixe-nos conhecê-los melhor.

Morrer por amor. Ouvimo-lo muitas vezes, em canções antigas, em romances, em histórias imortais de amores infelizes. Claro que, quando falamos dos santos mártires que sofreram tormentos inimagináveis e foram mortos por aqueles que não conseguiram dobrar a sua vontade, a sua fé, não estamos certamente a falar de um conceito romântico. Os amantes das grandes histórias de amor que morreram com os corações partidos sofreram a impossibilidade de poderem estar perto da sua amada, ou a dor insuportável da perda. Os santos mártires, por outro lado, foram torturados e mortos por reivindicarem com muita paixão, muita convicção e muito amor a sua fé, a sua profunda devoção a Deus. 
Assim podemos dizer que esta forma de morte por amor não vem de uma falta, mas de uma plenitude de amor, de uma totalidade, de uma realização fatal.

O martírio é uma espécie de testemunha de amor a Deus. Não é por nada que a palavra “mártir” vem do grego màrtys, testemunha. No Catecismo da Igreja Católica lemos: ‘O martírio é a suprema testemunha da verdade da fé; o mártir é uma testemunha que vai até a morte’. Ele dá testemunho de Cristo, morto e ressuscitado, a quem está unido pela caridade. Ele dá testemunho da verdade da fé e da doutrina cristã. Ele enfrenta a morte com um acto de fortaleza. Deixa-me ser uma refeição para as bestas. Só assim me será permitido chegar a Deus” (CCC, nº 2473).

O mártir simboliza e atesta a vitória da vida sobre a morte, revivendo na sua própria pele, na sua própria carne, a Paixão de Jesus, suportando um sofrimento indescritível, no pleno conhecimento de que a consolação do amor de Deus tornará leve todo o tormento. Com confiança cega e amor pungente, os Santos Mártires se confiaram às mãos de seus algozes, chegando em muitos casos a perdoar-lhes o instante em que infligiram o derradeiro tormento. Por mais dramática que possa parecer a morte de um mártir, não devemos pensar nisso como um sacrifício doloroso. Há alegria em querer sacrificar-se em nome de Deus e da fé, há um impulso irreprimível e imparável, um anseio de amor que nenhum homem, por mais cruel que seja, pode parar, nenhum tormento pode amortecer. E é isto que torna os Santos Mártires tão especiais, emblemas de um fervor religioso, de uma consciência interior projectada unicamente para Deus. Exemplos para serem inspirados, quando enfrentamos as vicissitudes da vida, a fim de não ceder à dor, ao medo,

Mas quem são os Santos Mártires?

Os primeiros a serem definidos como Santos Mártires foram os Apóstolos, testemunhas da vida e obra de Jesus, que foram perseguidos e mortos por trazer a Sua Palavra ao mundo. Mais tarde, todos os homens e mulheres que, tendo vivido demonstrando fé e devoção, foram perseguidos e mortos por não quererem abjurar as suas crenças, foram definidos desta forma.

A Igreja Católica reconhece três tipos de martírio cristão, todos merecedores do Paraíso. Portanto, não é indispensável morrer para provar o próprio amor por Deus. É suficiente viver a fé Nele com coragem e abnegação, moldando a própria vida em nome da devoção.

Aqui estão os três tipos de martírio reconhecidos:

  • Martírio branco: o martírio daqueles que são perseguidos pela sua fé e têm de viver a sua vida com coragem e sofrimento, em nome de Jesus, sem serem necessariamente mortos;
  • Martírio verde: o martírio daqueles que manifestam seu amor a Deus, submetendo-se ao jejum e à privação, escolhendo a solidão, o eremitério, arrancando-se do contexto humano para imolar-se unicamente pela fé;
  • Martírio vermelho: o dos verdadeiros santos mártires, que depois de viverem no amor de Deus aceitaram alegremente ser torturados e morrer pela sua fé nEle, sem nunca O traírem.

Martírio de São João Batista

29 de Agosto comemora o martírio de São João Baptista, um dos santos mais venerados do mundo, considerado o último profeta do Antigo Testamento e o primeiro Apóstolo de Jesus. A tradição diz que ele era um santo mesmo antes de nascer, pois quando a Virgem Maria se apresentou à sua mãe grávida de seis meses para anunciar o nascimento iminente de Jesus, ele saltou de alegria no ventre de sua mãe.
Sua própria concepção, afinal, havia sido anunciada pelo Arcanjo Gabriel, que também havia dito a seus pais, Isabel e Zacarias, que ele seria “cheio do Espírito Santo”, que ele seria “grande diante do Senhor” e Seu precursor.

São João, tendo dedicado a sua vida a preparar o caminho para a vinda de Jesus, primeiro vivendo como um eremita no deserto, depois pregando a vinda do Messias e baptizando homens e mulheres no Jordão, encontrou o seu fim por capricho de uma jovem rapariga. Ele foi preso pelo rei Herodes Antipas por causa de sua pregação que instilou idéias subversivas no povo. Salomé, princesa da Judéia e enteada do rei, exigiu sua cabeça em uma bandeja de prata como presente. Em troca, ela concordou em dançar para o prazer de seu padrasto e seus convidados em um banquete.

Santo: Estêvão

Estêvão, diácono de Jerusalém, foi o primeiro cristão a ser martirizado e como tal é considerado um protomártir da Igreja.

Mas o que se entende por protomártir?

O título de protomártir indica o primeiro membro de uma profissão de fé cristã ou o primeiro membro de uma comunidade cristã a ter sofrido o martírio em nome da sua fé. Por
exemplo, São Tiago o Maior foi o primeiro mártir apóstolo e é, portanto, considerado o protomártir dos Apóstolos; Santa Tecla, discípulo de Pedro, foi o protomártir das mulheres, e assim por diante.

Santo Estêvão era originário da Grécia e foi o primeiro diácono da comunidade cristã em Jerusalém. Sua tarefa era atender às necessidades dos apóstolos para que eles pudessem dedicar-se inteiramente à oração e à pregação da Boa Nova.
Ele é celebrado no dia 26 de dezembro, o dia seguinte ao Natal, o dia em que foi apedrejado até a morte em 36 AD. Diz-se que um dos seus acusadores foi Saulo, o homem que mais tarde se tornaria Paulo de Tarso, o apóstolo dos gentios, o primeiro grande missionário da Igreja cristã.

Santa Agnes

Em vez disso, Santa Inês, a padroeira das virgens, namoradas e donzelas em idade matrimonial, é celebrada no dia 21 de Janeiro. Agnes é uma das santas que morreu jovem, como Luigi Gonzaga. Ela foi, de fato, uma jovem donzela de nascimento nobre, pertencente aos gens Clodia, que sofreu o martírio sob Diocleciano aos doze anos de idade. Sua beleza e inocência haviam atraído a atenção do filho do Prefeito de Roma, mas a jovem já havia decidido jurar sua castidade a Jesus.

O pretendente reclamou disso ao pai, que primeiro tentou dobrar sua teimosia forçando-a a se tornar uma Vestal, depois a trancou em um bordel, onde nenhum homem poderia violá-la, porém, como um anjo a vigiava. Eventualmente, Agnes foi arrastada para a praça e despida nua, mas o cabelo cresceu a tal ponto que a envolveu completamente. Então o Prefeito ordenou que ela fosse queimada viva, mas as chamas se recusaram a tocá-la. Sua garganta foi cortada com uma espada afiada, como os cordeiros com os quais ela é frequentemente retratada, e diz-se que quando ela caiu no chão os seus próprios carrascos choraram por ela.

São Sebastião

Alto oficial do exército romano, diz-se que São Sebastião foi um grande amigo do Imperador Diocleciano. Talvez por causa disso, quando este último descobriu que o jovem, de fé cristã, estava a aproveitar-se da sua amizade para ajudar os seus companheiros crentes condenados à morte, ele ficou tão zangado. Sebastião só usou sua influência e posição para salvar cristãos e enterrar aqueles que foram mortos, mas também trabalhou para espalhar o cristianismo entre outros soldados e até mesmo membros da corte imperial.
Quando Diocleciano descobriu a ‘traição’ do seu protegido, entrou em alvoroço.
Sebastião foi, portanto, condenado à morte por ele. Ele
ordenou que Sebastião fosse despido, amarrado a uma estaca no Monte Palatino, e perfurado por inúmeras flechas. Acreditando nele morto, os carrascos o abandonaram, mas o homem sobreviveu e foi salvo por Santa Irene, que o escondeu e o curou. Tendo voltado à saúde, Sebastião apresentou-se diante de Diocleciano, confrontando-o e condenando-o por perseguir os cristãos. O imperador ordenou, portanto, que o jovem fosse açoitado até a morte, e que seu corpo fosse jogado no Máximo Cloaca. Ele é comemorado no dia 20 de Janeiro.

São Lourenço

São Lourenço, que é celebrado em 10 de agosto e que todos nós conhecemos bem da tradição de estrelas cadentes chovendo na terra naquela noite, era um jovem diácono. Ele sofreu o martírio sob o Imperador Valeriano. Originário da Espanha, foi amigo e discípulo do futuro Papa Sisto II que, uma vez que se tornou pontífice, lhe confiou o ofício de arcdeaconte. Na prática, Lourenço devia gerir actividades caritativas na diocese de Roma.

O imperador Valério ordenou que todos os bispos, presbíteros e diáconos fossem executados, e este foi também o caso de Sixtus II. Preso por sua vez, Lourençi foi queimado em uma grelha de ferro ou, segundo outra tradição, decapitado. Diz-se que a lenda da grelha alimentou a ligação entre o jovem santo e as estrelas cadentes, que se diz serem os fragmentos que escaparam à sua tortura.

Santa Bárbara

Santa Bárbara, celebrada a 4 de Dezembro, é uma santa famosa pelos muitos mecenas que lhe são atribuídos, embora não se saiba muito sobre ela em termos históricos. Outros patronatos incluem: fabricantes de bombas, armadores, matemáticos, bombeiros, tocadores de sinos, mineiros, artilheiros, arquitetos, cortadores de pedra, pedreiros, marinheiros, coveiros.

A filha de um pagão, ela foi trancada pelo pai numa torre por causa de sua beleza. Aqui ela foi educada por filósofos e poetas mas, assim que deixou a torre, descobriu a fé cristã. Seu pai ameaçou matá-la se ela não abjurasse, e a arrastou perante o prefeito. Ao recusar-se a renunciar à sua fé, foi primeiro envolta em vestes que lhe rasgaram a carne, depois queimada, mas miraculosamente salvou-se a si mesma. Depois os seus carrascos cortaram-lhe os seios, forçando-a a desfilar nua pelas ruas. O seu próprio pai decapitou-a no topo de uma montanha.

Cosmas e Damião

Os santos mártires Cosmas e Damião eram irmãos. Ambos os médicos, ainda são considerados entre os santos a serem invocados para curar de todas as doenças.

Celebrados a 26 de Setembro, nasceram na Arábia, e usaram a sua influência como médicos e curandeiros para converter o maior número possível de pessoas ao cristianismo. Presos por ordem do Imperador Diocleciano, foram martirizados várias vezes, de acordo com várias tradições: foram apedrejados, depois açoitados, crucificados e atingidos com dardos e lanças, atirados ao mar com uma pedra pendurada no pescoço e queimados numa fornalha ardente. Eventualmente foram decapitados, e com eles seus irmãos mais novos Antimo, Leonzio e Euprepio.

Santa Lúcia

Lucia de Siracusa é uma das sete virgens listadas no Cânone Romano. Ela é lembrada em 13 de dezembro, o dia de seu martírio, e é invocada como a protetora da visão. Ela viveu no início do século IV e morreu durante a grande perseguição ordenada pelo Imperador Diocleciano. Ela pertencia a uma nobre família cristã em Siracusa e foi denunciada pelo seu noivo quando se recusou a casar com ele para consagrar a sua castidade a Deus e doar toda a sua riqueza aos pobres. Porque ela se recusou a abjurar, foi molhada com óleo e torturada com fogo, mas porque as chamas não lhe tocaram, ela foi decapitada, ou a sua garganta foi cortada. Ela só tinha vinte e um anos de idade. Não há evidências históricas de que seus olhos também foram arrancados, mas o culto que cresceu ao seu redor muitas vezes a retrata com um pires na mão e seus olhos repousando nele, provavelmente por causa do seu nome, que significa Luz.