A oração do bom humor: a preferida do Papa Francisco

A oração do bom humor: a preferida do Papa Francisco

Outubro é um dos meses dedicados ao Santo Rosário, mas há outras formas de nos dirigirmos a Deus todos os dias. Eis a oração da boa disposição

A escolha de identificar o mês de Outubro como um dos meses destinados à reza do terço tem origem num facto histórico: a 7 de Outubro de 1571, a Santa Liga venceu a batalha de Lepanto contra o Império Otomano, pondo fim ao domínio muçulmano na Europa. O Papa Pio V, que tinha abençoado o estandarte da Santa Liga, declarou que tinha sido a intercessão misericordiosa da Virgem Maria que tinha conduzido os cristãos à vitória e consagrou o dia 7 de Outubro a Nossa Senhora da Vitória. O seu sucessor, o Papa Gregório XIII, mudou a dedicatória para Nossa Senhora do Rosário. Mas o que é que a oração do bom ânimo tem a ver com esta história e com Outubro, o mês do rosário?

“Alegrai-vos sempre, orai sem cessar, dai graças em tudo” (Tessalonicenses 5,16-18) Assim nos exorta São Paulo, recordando-nos que Deus é alegria e que todos somos convidados a manter a boa disposição mesmo nos momentos mais difíceis, mesmo quando os pensamentos, as preocupações e as vicissitudes da vida se tornam mais prementes. E o Papa Francisco também parece estar firmemente convencido disso, porque há muitos anos que recita diariamente a Oração do Bom Humor, que não é apenas um acto de devoção e de fé, mas também uma espécie de encorajamento pessoal para não perder o sorriso e o sentido de humor em todas as circunstâncias.

Eis, então, como podemos rezar neste mês especial, por um lado, recordando que Outubro é o mês do rosário e que podemos dirigir-nos a Nossa Senhora e a Deus com esta oração poderosa e única, um verdadeiro instrumento de salvação pessoal e comunitária, talvez inspirado por São Domingos de Guzmán, fundador dos Dominicanos. Por outro lado, não percamos a nossa boa disposição e o nosso sentido de humor, e imitemos o Papa Francisco e a sua oração de bom humor, escrita há muitos séculos por São Tomás More e, no entanto, ainda tão actual, todos os dias.

Nossa Senhora e São Domingos de Guzmán

São Domingos de Guzmán era animado por uma fervorosa e profunda devoção à Virgem Maria. Foi durante uma aparição de Nossa Senhora que ela lhe deu o Santo Rosário. O Santo tinha sido raptado por piratas e viajava num navio envolvido por uma tempestade, e a Virgem apresentou-lhe o Santo Rosário como a sua única salvação do naufrágio e da morte. O Santo informou os seus captores, que o escutaram, e imediatamente a fúria do mar abrandou. Os piratas foram os primeiros membros da Confraria do Rosário.

Graças a São Domingos e à ordem de pregadores por ele fundada, o Rosário adquiriu a forma que ainda hoje conhecemos e praticamos, com o papel da Virgem Maria no centro e o movimento circular que exprime o caminho espiritual dos fiéis, o seu movimento progressivo em direcção a Deus. Neste mês e sempre, devemos utilizá-lo como um instrumento de meditação e de oração pessoal.

Sao Domingos

Leia também:

São Domingos de Guzman e a entrega do terço
São Domingos de Guzman, o santo apaixonado por Cristo, viveu sua vida dividindo-se entre a pregação e a oração. Adversário feroz da heresia, recebeu o Terço da Virgem Maria como arma de oração e de pregação.

A oração do Papa Francisco

O Papa Francisco falou em várias ocasiões das suas orações preferidas que o acompanham todos os dias. O Pontífice começa cada dia com o Ofício da Manhã, uma das Horas canónicas que faz parte da Liturgia das Horas e que originalmente era celebrada ao amanhecer. O Ofício abre com o versículo introdutório do Salmo 69 “Ó Deus, vem salvar-me”, seguido do Glória e da aclamação Aleluia.
O Papa continua o seu dia de oração com a recitação do Rosário e, à noite, senta-se durante uma hora diante do Santíssimo Sacramento para a Adoração Eucarística nocturna. Fala também de uma oração esp

ecial que recita à noite antes de se deitar, que começa com a súplica “Senhor, se quiseres, podes purificar-me!”, seguida de cinco Pai-Nossos, um para cada uma das chagas de Jesus.

Por fim, como referimos no início, o Papa recita a oração bem-humorada de Thomas More, o famoso político e humanista inglês que viveu na viragem dos séculos XV e XVI e que foi proclamado santo depois de ter sido executado por ter rejeitado o Acto de Supremacia do Rei de Inglaterra sobre a Igreja e por se ter recusado a renegar o Papa.

Oração de bom ânimo

Senhor, dá-me uma boa digestão e também algo para digerir.

Dai-me a saúde do corpo e o bom humor necessário para a manter.

Dai-me, Senhor, uma alma simples que saiba valorizar tudo o que é bom e que não se assuste perante o mal, mas que encontre sempre uma maneira de o corrigir.

Dai-me uma alma que não conheça o tédio, nem as queixas, nem os suspiros, nem os gemidos, e não permitais que me preocupe excessivamente com essa coisa demasiado pesada chamada “eu”.

Dai-me, Senhor, o sentido do bom humor. Concede-me a graça de compreender uma piada para descobrir alguma alegria na vida e partilhá-la com os outros.

Ámen.