Os ritos da Semana Santa

Os ritos da Semana Santa

A Páscoa é a festa mais importante para os cristãos e é celebrada em todo o mundo. Os rituais que a marcam estão espalhados pela chamada Semana Santa. Vamos ver o que acontece dia após dia.

A Semana Santa é o período de sete dias desde o Domingo de Ramos, o dia em que se celebra a chegada de Jesus a Jerusalém, até ao Sábado Santo e Domingo de Páscoa, que celebram a ressurreição de Jesus Cristo. É imediatamente evidente como e porquê estes sete dias são tão importantes para todos os cristãos. A morte e ressurreição de Jesus é o clímax do ano litúrgico, o momento mais forte e significativo do ponto de vista espiritual e para o caminho de fé de cada crente. É na sua morte e especialmente na sua Ressurreição que Jesus demonstra a sua divindade e aponta, através do seu sofrimento, o caminho para a esperança da salvação e da vida eterna. Não é surpreendente que as celebrações ligadas a este evento sejam tão articuladas e prolongadas no tempo, e que assumam características diferentes, mas igualmente solenes e significativas, em todas as profissões da fé cristã.

Também não é surpreendente que, para alcançar este momento de solenidade e elevação espiritual, seja necessário passar por um longo período de penitência e privação, a saber, os quarenta dias da Quaresma, que começam na quarta-feira de Cinzas e terminam na quinta-feira da Semana Santa.

Não é fácil recolher todos os ritos solenes celebrados no mundo cristão nestes dias especiais. Tentaremos refazer os vários passos desta jornada de fé e esperança, de paixão e expiação.

A Páscoa é uma festa móvel, por isso não é possível definir a data exata de início e fim. Segue o ciclo lunar e é celebrado todos os anos no domingo seguinte à primeira lua cheia da primavera.

Semana Santa

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos precede a Páscoa e marca o início da Semana Santa. Recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando foi acolhido pelos cidadãos jubilosos como o Messias, aclamando-o com estas palavras: “Hosana ao filho de Davi! Abençoado seja aquele que vem em nome do Senhor. Hosana no céu mais alto.” (Mt 21,9). Para os judeus, a palmeira era uma das quatro plantas levadas em procissão para a festa de Sukkot, a festa da peregrinação, comemorando a viagem do povo de Israel à Terra Prometida e, em particular, o tempo que passaram no deserto, quando viviam em cabanas chamadas sukot. Durante a festa foram utilizados um ramo de palmeira (lulav), um ramo de cedro (etrog), três ramos de murta e dois ramos de salgueiro. Assim, a palma simbolizava felicidade e triunfo, prosperidade e riqueza, como o fizeram os gregos e romanos.

O Domingo de Ramos também é conhecido como Domingo De Passione Domini “da Paixão do Senhor”, porque embora seja um dia de festa, é o primeiro dos acontecimentos que levam à agonia e crucificação de Jesus. No Rito Romano, o Domingo de Ramos ainda faz parte da Quaresma, enquanto na Forma Extraordinária termina no Domingo anterior.

Segunda-feira

Os três dias seguintes ao Domingo de Ramos comemoram alguns fatos da vida de Jesus em Jerusalém e, em particular, a traição de Judas. A cada dia, uma das três primeiras canções do Servo do Senhor do livro do profeta Isaías é lida como a primeira leitura da Missa. A leitura do Evangelho, por outro lado, relata os últimos dias de Jesus antes da sua prisão.

Segunda-feira é o dia da amizade, um sentimento importante para Jesus, que amava rodear-se de bons amigos e passar tempo com eles. Neste dia em particular, nos lembramos de como ele foi a Betânia visitar três grandes amigos: Marta, Maria e Lázaro. “Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. E ali lhe fizeram um jantar: Marta servia e Lázaro era um dos comensais. Maria tomou então trezentos gramas de puro perfume de espigueiro, muito precioso, e polvilhou com ele os pés de Jesus, depois os secou com seus cabelos, e toda a casa ficou cheia do aroma daquele perfume”. (Jo 12:1-11)

Terça-feira

Na terça-feira, a consciência da traição começou a despertar na mente de Jesus. A leitura do Evangelho na liturgia diz o seguinte: “Naquele tempo, [enquanto estava à mesa com os seus discípulos] Jesus ficou profundamente perturbado e declarou: ‘Em verdade, em verdade vos digo que um de vós me trairá’. Os discípulos se olharam, sem saber bem de quem ele falava. Agora um dos discípulos, aquele que Jesus amava, estava à mesa ao lado de Jesus. Simão Pedro acenou-lhe para perguntar de quem ele estava a falar. E ele, inclinando-se sobre o peito de Jesus, disse-lhe: “Senhor, quem é ele?” Jesus respondeu: “É por ele que eu molharei o bocado e lho darei”. E tendo mergulhado o bocado, ele tomou-o e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes”. (Jo 13:21-25)

Quarta-feira

A quarta-feira da Semana Santa comemora a traição real de Judas, que foi até os sacerdotes para vender Jesus. “Então um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: “Quanto me dareis para que eu vo-lo entregue?” E eles arranjaram-lhe trinta moedas de prata. Desde aquele momento ele procurava uma ocasião auspiciosa para o entregar.” (Mateus 26:14-16)

Na quinta-feira santa

É o último dia da Quaresma, mas também o primeiro do chamado Tríduo Pascal, que começa com a Missa em Cena Domini na Quinta-feira Santa e termina com o Domingo de Páscoa. Estes três dias representam o tempo central do ano litúrgico e celebram o Mistério Pascal de Jesus Cristo: a instituição da Eucaristia, e depois a paixão, a morte, a descida ao inferno e a ressurreição.

A manhã da quinta-feira santa é dedicada à consagração dos óleos sagrados, aqueles que serão usados para celebrar os sacramentos, e os sacerdotes renovam as promessas feitas no dia da ordenação.

À noite, celebra-se a Missa na Cena Domini, recordando a Última Ceia de Jesus e, portanto, a instituição da Eucaristia. Esta é uma cerimônia importante porque os anfitriões que serão distribuídos no dia seguinte também são abençoados. A Cena Domini decreta o fim da Quaresma e o início do Tríduo Pascal.

A quinta-feira santa celebra também a instituição do sacerdócio ministerial e o mandamento do amor fraterno. Jesus lava os pés de seus discípulos como a última forma de amor. “Antes da festa da Páscoa, Jesus, sabendo que sua hora tinha chegado deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Durante a ceia, quando o diabo já o havia colocado no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, para traí-lo, Jesus, sabendo que o Pai lhe havia dado tudo em suas mãos e que ele havia vindo de Deus e estava voltando para Deus, levantou-se da mesa, colocou suas vestes, pegou uma toalha e a envolveu em torno de sua cintura. Então ele derramou água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a secá-los com a toalha com que se tinha cingido”. (Jo 13:1-5)

Mais uma vez, na Quinta-feira Santa celebramos a entrega do novo mandamento de Jesus, o mandamento do amor. “Um novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei, que também vós vos ameis uns aos outros”. Nisto todos saberão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13,34).

Finalmente, na quinta-feira santa, a cruz do altar-mor é coberta com um véu branco e depois deixada velada até ao dia seguinte. Isto faz parte da Velatio, o véu das cruzes e as imagens sagradas expostas à veneração dos fiéis, excluindo as das Estações da Cruz. “Depois da Missa e antes das Vésperas, as cruzes e as imagens na igreja são cobertas com véus violeta; as cruzes permanecem cobertas até o final da adoração da cruz pelo celebrante na Sexta-feira Santa, as imagens até a entoação da Glória na Missa da Vigília Pascal”, recita o missal tridentino, fruto do Concílio de Trento. Além disso, a liturgia é acompanhada de momentos de silêncio solene.

Sexta-Feira Santa

A Sexta-feira Santa precede o Domingo de Páscoa e comemora a paixão de Jesus, a sua crucificação e morte. Prevê a abstinência da carne para os fiéis a partir dos 14 anos, e a abstinência e o jejum eclesiástico para os de 18 a 60 anos. É o último ato de penitência dos fiéis para preparar o retorno de Cristo e a libertação da morte.

Na Sexta-feira Santa, a Eucaristia não é celebrada. Os anfitriões que são oferecidos foram de fato consagrados no dia anterior, na Quinta-feira Santa.

A liturgia da Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor, e é chamada a celebração ‘in Passione Domini’. No passado, a liturgia da Sexta-feira Santa era celebrada às 15h, hora da morte de Jesus, segundo os Evangelhos. Hoje é celebrado à tarde, num horário mais adequado para a participação dos fiéis.

A Liturgia em Passione Domini é composta por três partes:

  • liturgia da Palavra, que consiste em numerosas leituras e na oração solene universal,
  • adoração da Santa Cruz no altar-mor, que se liberta do véu com que foi coberta na véspera;
  • comunhão com os presantificados (os anfitriões consagrados na noite anterior).

Normalmente a liturgia da Sexta-feira Santa é seguida pelas Estações da Cruz, procissões com estátuas processionais ou outros atos de devoção.

Sábado santo

O Sábado Santo celebra o dia em que Jesus iria descer ao inferno. Esta descida envolveu a divindade de Cristo e sua alma humana, enquanto seu corpo permaneceu no túmulo protegido da decadência pela graça divina. Durante o tempo passado no submundo Jesus triunfou contra o diabo e libertou as almas dos justos, atraindo-os para o Paraíso. Somente quando sua missão é cumprida é que a alma e a divindade se reúnem com o corpo incorrupto. É o momento da Ressurreição.

O segundo dia litúrgico do Tríduo Pascal, é um dia dedicado ao recolhimento e à oração. Todos os fiéis estão à espera da Ressurreição, que será anunciada durante a Vigília Pascal, que começa ao pôr-do-sol.

“Hoje na terra há um grande silêncio, grande silêncio e solidão. Grande silêncio porque o Rei dorme: a terra está atordoada e silenciosa porque o Deus feito carne adormeceu e despertou aqueles que dormem há séculos. Deus morreu na carne e desceu para abalar o reino do submundo.” (de uma antiga homilia no Sábado Santo).

No sábado santo não se celebra missa, o altar permanece nu, simbolizando a ausência de Cristo, a sua presença momentânea em outro lugar. A Eucaristia só é concedida no momento da morte. Os sacramentos estão suspensos.

O jejum eclesiástico e a abstinência da carne são recomendados, mas não são obrigatórios.

Depois do pôr-do-sol, começa a Vigília Pascal, com a iluminação da vela pascal e a proclamação da luz de Cristo.

Domingo da Ressurreição

O Domingo da Ressurreição conclui a Semana Santa celebrando a alegria e o triunfo de Jesus ressuscitado. A Ressurreição é o fundamento da fé cristã, que se renova em cada liturgia eucarística e perpetua o seu milagre ao longo do tempo.

Tradições populares

Como é fácil de imaginar, a Semana Santa caracteriza-se não só pela liturgia específica de cada dia, mas também por muitas formas de devoção popular e tradições que têm a sua origem no passado. Afinal, especialmente em nosso país, a tradição das festas patronais está tão profundamente enraizada no território e na memória histórica que às vezes se torna difícil separar o sentimento religioso das sugestões mais profanas. Mesmo neste período tão importante para os cristãos, muitas tradições populares animam as nossas cidades e aldeias. Lembremo-nos apenas de alguns deles.

Na Processione degli Incappucciati, que se realiza na Sexta-feira Santa em Isernia, uma procissão de homens completamente cobertos por um pano branco e coroados com uma coroa de espinhos passa pela cidade levando sobre os ombros as estátuas da Mater Dolorosa e do Cristo Morto.

Em Lanciano, os homens encapuzados usam um hábito de capuz negro e andam pelas ruas da cidade segurando tochas na quinta-feira santa e sexta-feira santa, enquanto um homem escolhido entre os membros das Confrarias envolvidas na reencenação imita o Cireneu descalço carregando a cruz através da cidade.

Em Sarno, Campania, homens encapuzados, os Paputi (do latim Pappus, velhote), andam na Via Crucis carregando cruzes de madeira desde 1200.

Em Enna, Sicília, muitas tradições ainda praticadas durante a Semana Santa remontam ao domínio espanhol, entre os séculos XV e XVII. Também aqui pensamos nos homens encapuzados que, na procissão da Sexta-feira Santa, carregam os fercoli (carros característicos) do Cristo morto e de Nossa Senhora das Dores, enquanto as marchas fúnebres e os lamentos, antigos cânticos religiosos de luto pela morte de Cristo, ressoam à sua volta.

Em Noicattaro, Apúlia, na noite de quinta-feira santa, realiza-se a procissão do Crociferi, homens vestidos com vestes pretas, capuzes puxados para baixo sobre o rosto e coroas de espinhos na cabeça, que andam descalços pelas ruas do centro da cidade para visitar os altares do repouso.

Em San Severo, a Sexta-feira Santa abre com a tradicional procissão de Nossa Senhora das Dores e de Jesus Flagelado.

No sábado santo em Nocera Terinese, na província de Catanzaro, os vattienti vão em procissão pela cidade, batendo as pernas com objetos afiados até sangrar profusamente, para comemorar os sofrimentos de Jesus.

Em Sulmona, na província de Áquila, no domingo de Páscoa, realiza-se a Sagrada Representação da Madonna Running, na Piazza. A estátua de Nossa Senhora das Dores é levada em procissão a grande velocidade, simbolizando a corrida de Maria para abraçar de novo Jesus ressuscitado.